31 maio, 2013

Gráficos do conhecimento por idade

A - Conhecimento das coisas em geral                     B - Conhecimento dos nomes dos dinossauros

Quando ideias são perigosas

1
Ruina para la mente
Una creencia no es simplemente una idea que la mente posee, es una idea que posee a la mente.
De @TapasdeCiencia, Enrique Coperías citando Robert Oxton Bolt, escritor britânico

2
Enfim, ideias são perigosas, poderíamos dizer sem muito exagerar. Elas têm o poder de controlar nossas vidas. Por isso, uma postura cética, pela qual busquemos sempre submeter as ideias que mais peso têm sobre nossas vidas a seguros testes de validade disponíveis, é algo tão precioso para a espécie humana. Porém, para nossa infelicidade, apenas muito recentemente em nossa história isso se tornou uma prática entre nós e, o que é ainda pior, uma prática não adotada pela imensa maioria dos 7 bilhões de pessoas que hoje povoam a superfície da Terra. A maioria ainda mantém como verdades absolutas suas ideias pessoais sobre crenças religiosas, sobre a sexualidade, sobre os papéis sociais, sobre os papéis sociofamiliares de cada gênero, sobre a melhor ideologia política, a filosofia mais adequada à vida moderna etc. O maior problema disso, como eu já disse, é que não somos donos de nenhuma dessas ideias; elas é que se fazem donas de nós. Num mundo superpopuloso, onde tantos abraçam cegamente as mais conflitantes visões, o preconceito, o racismo, a misoginia, a impunidade dos pares e a condenação dos diferentes, dentre tantos outros males sociais, revelam-se apenas consequências previsíveis dessa postura acrítica e crédula. Infelizmente.
De O pior de cada um de nós, por Camilo Gomes Jr. - Bule Voador

Comentário de Nelson Cunha
O mundo que vemos não é exatamente assim. Tudo é interpretado.
Pois é sobre um mundo assim tão movediço que construímos nossas "sólidas convicções". Não dá mesmo vontade de rir? Se a vida é uma maravilhosa farsa, viver seriamente é entender que tudo não passa de uma enorme palhaçada.

NAT KING COLE. Unforgettable

Aqueles que têm uma certa idade lembram-se dele. Entre os jovens, muitos certamente já ouviram falar de Nat King Cole, que faleceu há 48 anos.
Seu repertório é inesquecível. Unforgettable, como diz uma de suas canções.
O que são as coisas! Nat King Cole não gostava de sua "voz de veludo". Foi um fumante "pesado" e consumia cerca de três maços de cigarros por dia. Um consumo que ele aumentava antes de seus shows e gravações, por achar que o fumo melhorava a sua voz.
No final, o cantor adoeceu de câncer de pulmão e morreu no Hospital St. John, em Santa Monica, Califórnia, quando tinha apenas 45 anos.

Unforgettable, that's what you are,
Unforgettable, though near or far.
Like a song of love that clings to me,
How the thought of you does things to me.
Never before has someone been more.

Unforgettable, in every way,
And forever more, that's how you'll stay.
That's why, darling, it's incredible
That someone so unforgettable
Thinks that I am unforgettable, too.

30 maio, 2013

Escreviam em pé

Leonardo da Vinci, Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, Charles Dickens, Lewis Carroll, John dos Passos, Virginia Woolf, Ernest Hemingway e Vladimir Nabokov tinham pelo menos uma rotina profissional em comum: escreviam em pé.
Muitas vezes, utilizando-se de um mobiliário improvisado que lhes servissem de escrivaninha.
Uma entrevista com Hemingway, publicada no Paris Review, em 1958, inclui esta descrição sobre o escritor:
"Um hábito de trabalho que Hemingway tem desde o início de sua carreira: ele escreve em pé, sobre um par de mocassins de couro desgastado de kudu (de um antílope africano que ele provavelmente matou), em sua máquina de escrever posicionada à altura do peito."
Poderá também gostar de ler
Ernest x Ernestine

Sobre a arte de pendurar quadros

É notório que, por vezes, até mesmo as galerias de arte mais prestigiadas penduram os trabalhos dos artistas de forma errada. Mas pouca investigação científica tem abordado a questão de saber se o público opinaria corretamente sobre como posicionar as pinturas de arte moderna.
George Mather, que é professor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lincoln e professor visitante da Faculdade de Psicologia da Universidade de Sussex, Reino Unido, realizou um estudo experimental para ajudar a descobrir a resposta.
Dezoito participantes (alunos), sem experiência formal em arte, opinaram sobre quarenta obras de arte moderna cujas orientações foram apresentadas aleatoriamente (0, 90, 180 ou 270 graus). Os resultados obtidos foram revelados em "Juízo estético de orientação em arte moderna", foi publicado no i-Perception , vol. 3, no. 1, 2012, pp 18-24.
O estudo descobriu que o julgamento dos participantes sobre a correta orientação das obras de arte dependia, em certa medida, da percepção de seu conteúdo (meaningfulness). Assim, os percentuais de acertos variaram de 88,89% de Two Women with Still Life (% meaningful = 100), de Fernand Léger, a 0% de Suprematist Composition: Airplane Flying (% meaningful = 0), de Kasimir Malevich, por exemplo.
Foi intrigante, no entanto, que algumas pinturas que pareciam ter pouco conteúdo "significativo", como One (% meaningful = 0), de Jackson Pollock, com 55,45% de acertos, tenham sido orientadas corretamente. "A origem destes juízos de orientação continua a ser identificado", diz o professor.
A lista completa das pinturas utilizadas no estudo encontra-se aqui.

N. do E.
A imagem acima foi criada  no Pollock Generator por Improbable Research.

A voz de hélio

- Uma notícia ruim fica melhor quando anunciada com a "voz de hélio".

A voz é produzida a partir das vibrações do ar expirado ao passar pela laringe.
Como o hélio é um gás mais leve do que o ar, que contém principalmente uma mistura de nitrogênio e oxigênio, ao ser expirado e passar - mais rapidamente - na laringe, ele dá origem a vibrações em frequências mais altas nas cordas vocais.
Isto faz com que a voz de quem inalou o gás hélio fique momentaneamente engraçada, semelhante à voz de alguns personagens do desenho animado. PGCS

Vídeos no YouTube: há muitos. Pesquise como "voz de hélio" e "helium voice".

Embolia gasosa cerebral em uma criança saudável, 13, após a inalação de gás hélio diretamente de um tubo pressurizado.

Hélio - NÃO ABUSE!

29 maio, 2013

♪In San Francisco♪

I left my heart
VIDEO

I left my pants
PHOTOBOMB

Captchas

1 Você provavelmente já viu montes de captchas em sites na Internet. O mais comum é uma imagem com várias letras distorcidas (e que pode incluir números).
Seu trabalho é digitar a série correta de letras em um formulário do site. Se as letras digitadas forem as mesmas da imagem distorcida, você passa no teste.
Esses testes foram criados para o site saber se está lidando com uma pessoa ou com uma máquina robô. Os seres humanos passam com facilidade nos testes, mas as máquinas, não. Pois estas são desprovidas da sofisticação que os humanos têm quando se trata de processar dados visuais.
Alguns códigos captchas são indecifráveis ou impossíveis de se reproduzir. São chamados de crapchas e, em grau de eficácia para irritar os usuários, estão um nível acima.

Crapcha, uma paródia do Captcha

"Imagine voltar cinquenta anos no tempo para explicar a alguém que, no futuro, a única maneira de você provar que é um ser humano é digitar corretamente letras e números que são mostrados de forma distorcida numa tela." (Martin Lofqvist)

A mesa está posta

Inclui: como tirar rapidamente a toalha de uma mesa sem danificar as louças.


28 maio, 2013

A Internet em 60 segundos

Quantos e-mails, tweets, likes, pesquisas, exibições de vídeo, uploads de fotos e streams pornográficos acontecem na Internet?
Segundo o site BuzzFeed, circula na Internet em um único minuto esta incrível quantidade de coisas:


Privacidade x Segurança

Dizem que uma imagem vale mil palavras...

Sobretudo ajudando a entender

Depois que John Booth atirou em Abraham Lincoln no Teatro Ford, em 14 de abril de 1865, o sobretudo que o presidente usava naquela noite foi entregue a seu filho, Robert Todd. Hoje, os itens dos bolsos do casaco estão em exposição (foto) na Biblioteca do Congresso, a cerca de dois quilômetros do Teatro Ford.


Ao ser assassinado, Lincoln carregava uma faquinha, um relógio de bolso, um lenço de linho irlandês, uma carteira de couro marrom, uma nota de cinco dólares, dois pares de óculos de aros de ouro e oito recortes de jornais.
Sobretudo ajudando a entender o que foi encontrado nos bolsos do presidente
Lincoln usava a faquinha para resolver os problemas de afrouxamento nas armações dos óculos.
A nota de cinco dólares não trazia (como ainda não traziam todas da época) a efígie de Lincoln. Era a Confederate.
Os recortes de jornais traçavam um perfil amplamente positivo de sua liderança. Um deles repercutia o discurso em que Lincoln que citava "uma nação dividida contra si mesma não poderia sobreviver".

27 maio, 2013

Matemática da morte

1 A pessoa mais velha do mundo morreu este ano. Mas não se preocupe se você perdeu o evento. Outra pessoa mais velha do mundo vai morrer no próximo ano. Na verdade, de acordo com o matemático Marc van Leeuwen, a "pessoa mais velha do mundo" morre a cada 0,65 anos, aproximadamente.
Como o matemático encontrou essa mediana de espera.
2 Agora, obviamente, descobrir quem está sendo "a pessoa mais velha do mundo" é muito difícil. Mas, desde que a maioria de nós nunca vai ficar com esse título, podemos pelo menos apreciar o fato de que, por alguns segundos, já fomos "a pessoa mais nova do mundo".

Arquivo
Enquanto a imortalidade não chega

Por que existe o TOC?


O TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO, segundo um portador da enfermidade, não existiria sem...

2T, 2R, 1A, 2N, 4S, 6O, 1B, 1E, 2I, 2V, 1C, 1M, 1P, 1U e 1 hifen.

Lavo as mãos para uma explicação dessas. (PG)

As vacas pastam para o Norte

O gado e os cervos em todo o mundo quando estão pastando ou descansando posicionam seus corpos na direção Norte-Sul.
O zoólogo alemão Sabine Begall e colaboradores, estudando milhares de imagens do Google Earth,  descobriram que eles tendem a alinhar seus corpos pelo norte magnético quando estão pastando ou descansando.
"É esquisito que ninguém - boiadeiro, fazendeiro ou caçador - tenha notado isso antes", escreve o etólogo Jonathan Balcombe. "O que mais estamos deixando de perceber?"
Já se sabe que muitas espécies animais usam o campo magnético da Terra para se orientar em seus deslocamentos. Os exemplos incluem: tartarugas, peixes, cupins, borboletas e pássaros. Imagina-se que possuam ímãs internos feitos de cristais de magnetita.
Pombos-correio têm uma pequena quantidade dessa substância em seus bicos, o que lhes dá poderes bem precisos de navegação.

26 maio, 2013

Túmulos muito incomuns

Ao lado, uma foto dos túmulos de um homem protestante e de sua mulher católica, que não foram autorizados a ser enterrados juntos.
No parte protestante deste cemitério, JWC van Gorcum, coronel da cavalaria holandesa e comissário da milícia em Limburg, está sepultado. Sua esposa, a senhora JCPH van Aefferden, está enterrada na parte católica. Eles se casaram em 1842, quando a senhora tinha 22 anos e o coronel, 33 anos. Mas ele era protestante e não pertenciam à nobreza, o que causou uma certa comoção em Roermond. Depois de ter sido casado por 38 anos, o coronel morreu em 1880 e foi enterrado no parte protestante do cemitério contra uma parede. Sua esposa, antes de morrer em 1888, tinha decidido não ser enterrada no túmulo da família. Seria sepultada do outro lado do muro, que era o mais próximo que podia chegar de seu marido.
Duas mãos que se entrelaçam por cima do muro conectam os dois túmulos.

O rosto de Paris

para Ana Margarida Arruda Rosemberg

mighty optical illusions

Permanecendo vivo

Com um pouco de humor se pode fazer um grande ensinamento.
É o que mostra esta campanha de como realizar uma ressuscitação cardiopulmonar ao ritmo de uma canção: "Staying alive" (título mais adequado, impossível).
Nunca se sabe quando você vai pô-la em prática, mas a ideia basicamente é esta:
  • chamar o telefone do serviço móvel de urgência (192 no Brasil);
  • fazer compressões torácicas ao ritmo de 100 por minuto, precisamente o da famosa canção.


25 maio, 2013

Um exemplo de ironia

(apenas ilustrativo)


Pôr a mão sobre um livro de mentiras 
para jurar que vai dizer apenas a verdade.

Posts relacionados
Ironia das ironias, Uma ironia espacial, A máquina de elogios e Ironias

No banco...

COMO ESCOLHER A MELHOR FILA:


FILAS

Uma desculpa graciosa

No tempo em que Millôr Fernandes (imagem) fazia o Pif-Paf, recebia de todo o Brasil a colaboração espontânea dos criadores ou divulgadores de anedotas, histórias ou mesmo frases de efeito humorístico.
O pagamento vinha na publicação do material remetido ou em desculpas graciosas ao pé da página.
Certa feita, um camarada de nossa terra, terra que deu Chico Anysio, mandou a Millôr, numa carta pesada, que pagou boa tarifa postal, cerca de duas dúzias de anedotas. E ficou esperando que elas viessem a lume, ainda que por mera caridade. O jeito foi escrever segunda missiva, reclamando o destino da primeira.
Não tardou, depois da insistência, o aparecimento de uma notinha ao canto da seção. Dizia assim:
"Apesar de virem de Fortaleza, suas piadas foram muito fracas. E, com elas, você não jantará nem Ceará..."
[...]
João Jacques, DN (em data desconhecida)

24 maio, 2013

Completando 50

O Mental Floss preparou uma lista das 50 coisas que completam 50 anos em 2013.
Dentre elas:
A beatlemania, o mouse (na imagem abaixo), o telefone fixo com botões (no lugar do disco), o Smiley, a composição tipográfica por computador, a fita cassete, o hipertexto, o Lamborghini, o nanossegundo (também o picossegundo e o femtossegundo), o transplante de rim de doador morto, o Quênia e o tratado de proibição de testes nucleares.
Algumas dessas coisas já faleceram ou viraram letra morta.


Post scriptum
Nota republicada em 26/05/2013, por Luis Nassif, no portal LNOL. Transcrevo um dos comentários:
A maioria destes "cinquentões" (fatos e/ou pessoas) não deixaram nenhuma saudade, exceto, o ainda inimitável Rolling Stones.
Em 1963, aos 11 anos, eu nem sonhava que tantas coisas seriam incorporadas e desincorporadas de nossas vidas, e que tantas coisas fossem acontecer à minha volta.
Cresci, formei-me, militei na contra-revolução que redemocratizou o Brasil, casei-me, virei pai e avô, fíz carreira distante das áreas para as quais estudei, aposentei-me (embora ainda esteja na ativa), tenho uma vida relativamente saudável e agradável, sou um cidadão resolvido e, posso dizer, que cumpri o que me propus fazer, desde o início, graças a Deus!
Se a vida (para mim) melhorar, estraga!
Um brinde à boa idade e um bom domingo a todos!
Raí

Páginas populares em livros medievais

Como você pode saber quais as páginas de um manuscrito medieval que eram mais populares?
Kathryn Rudy, da Universidade de St. Andrews, na Escócia, imaginou que as manchas de dedos deixadas pelos leitores nos manuscritos poderiam ser um bom indicador.
Usando um dispositivo que mede a densidade óptica de uma superfície refletora, ele analisou um exemplar holandês do Livro de Horas, um livro de textos devocionais do século XV, sob a hipótese de que as sujeiras acumuladas nos cantos inferiores das páginas representariam o tempo gasto com leituras.
O que ele encontrou:
As passagens mais populares deste livro tendiam a ser as orações relacionadas com as indulgências (tempo de dispensa do purgatório pelos pecados perdoados) e com as preocupações com a saúde como a proteção da Peste ou do Fogo de Santo Antônio (intoxicação pela ingestão de produtos contaminados pelo fungo esporão-do-centeio).
Em um manuscrito que tinha iluminuras personalizadas, o proprietário principalmente olhou para aquelas que retratavam a si próprio. "Ele realmente amava aquela imagem", disse Rudy.


Postagens relacionadas

Aumento da garantia para os depósitos bancários

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou o aumento da cobertura do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), de R$ 70 mil para R$ 250 mil, conforme informou nesta quinta-feira (23) o Banco Central do Brasil.
O FGC funciona assim: se o banco onde a pessoa física ou jurídica depositou a grana falir, o titular receberá, agora, até R$ 250 mil do valor que mantinha em sua conta.
Segundo nota divulgada pelo Banco Central, "o aumento da garantia visa a proporcionar maior segurança aos depositantes e aos demais credores das instituições financeiras, alinhando-se esse novo valor aos limites praticados em países de economias similares à do Brasil".

23 maio, 2013

Hamletiana

... THAT IS THE QUESTION ...

"Miaura"

A foto veio daqui

HÁ QUANTO TEMPO
A GENTE NÃO FALA
SOBRE
O EFEITO KIRLIAN?! ►

Aqui, por uma associação de imagens.

Plantas luminosas

Criar plantas bioluminescentes que funcionem como "lâmpadas" em nossas ruas poderá ser uma realidade em menos tempo do que pensamos. Graças a uma iniciativa do Kickstarter, os cientistas procuram substituir a forma tradicional de iluminação, obtida a partir do consumo de eletricidade, por um sistema mais eficiente baseado em biologia sintética, engenharia genética e biotecnologia.
Todas as coisas vivas armazenam em seu DNA as instruções genéticas necessárias ao seu desenvolvimento. Durante cerca de 40 anos, temos sido capazes de manipular o genoma (conjunto de genes de um dado organismo) de diferentes seres vivos, de uma forma controlada em laboratório, através das técnicas de engenharia genética e dos avanços na biotecnologia. No entanto, por milhares de anos, essas modificações genéticas têm ocorrido por meio de técnicas não controladas, como a auto-seleção de determinadas culturas e outras ações nas áreas da agricultura e da pecuária.
A proposta agora levantada pelos cientistas Amirav-Drory, Evans e Taylor é baseada em técnicas de engenharia genética que incorporam avanços da biologia sintética. A partir do aproveitamento de um tipo de bactéria que pode ser fluorescente, o Vibrio fischeri , um "primo" do organismo causador do cólera, no qual uma investigação anterior (Universidade de Cambridge) identificou genes que podem ser de interesse. Genes de interesse são a parte do genoma da bactéria que poderá ser usada para manipular geneticamente as plantas escolhidas para a experiência.
Avanços na biologia ajudarão a resolver alguns problemas da sociedade moderna, como o grande consumo de energia e, com isso, reduzir as emissões de gás carbônico (o que pode atenuar o problema das mudanças climáticas). Embora, como se avalia atualmente, as plantas projetadas ainda venham a apresentar um nível de fluorescência baixo para servir como ferramentas de iluminação.
Vai demorar alguns anos para a execução do projeto chegar a um bom termo, mas este é certamente um grande começo. Versão resumida: PGCS.
Fontes
A Dream of Trees Aglow at Night, The New York Times
Plantas bioluminescentes, ALT1040


Post scriptum
Republicada em 26/05/2013, por Luis Nassif, no portal LNOL, esta nota originou o comentário Lâmpada de algas absorve 200 vezes mais CO2 que árvores, do leitor Gão. O comentário (excelente), por sua vez, foi reeditado como nota do citado portal.
Republicada em 27/05/2013, por Anderson Porto, no Blog Tudo Sobre Plantas.

22 maio, 2013

O amigo da matilha

"Eu não acredito em caridade. Eu acredito em solidariedade. Caridade é vertical: vai de cima para baixo. Solidariedade é horizontal..."
Oops!

NETÍSSIMA TRINDADE. Atributos


TUDO SABE

TUDO VÊ

ESTÁ EM TODO LUGAR

O urso e seu ursinho de pelúcia

Uma história - sem palavras - de um urso a quem furtaram seu ursinho de pelúcia e de sua luta incansável para recuperá-lo.


21 maio, 2013

Os girassóis de van Gogh

Para os apreciadores da arte, a série de quadros de girassóis do pintor holandês Vincent van Gogh se destaca pelo contraste entre os tons vibrantes de amarelo e os tons áridos de marrom. Para os botânicos, o que chama a atenção é outro aspecto: as flores retratadas têm traços bem diferentes dos girassóis mais comuns.


John Burke, professor da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, ficou tão intrigado que conduziu um estudo sobre o assunto, e descobriu a anomalia genética que fez dos girassóis de Van Gogh mutantes. A pesquisa foi publicada pela revista científica "PLoS Genetics”.
O tipo mais comum de girassol contém uma espiral de ramos amarelos, grandes e achatados, com mais centenas de pequenos ramos no perímetro externo, que produzem sementes. Nos que Van Gogh pintou na década de 1880, os girassóis têm múltiplos ramos amarelos e menos ramos menores.
A equipe de Burke cruzou diferentes tipos de girassóis em busca de um gene recessivo que provocasse a diferença. Como base de comparação, nos humanos, genes recessivos fazem que uma pessoa tenha olhos claros ou sangue tipo O, por exemplo. Ou seja, é relativamente comum.
Por fim, os pesquisadores descobriram que a anomalia não é causada por um gene recessivo, mas sim por uma mutação genética. Um gene específico, chamado HaCYC2c, apresenta uma configuração diferente somente nas flores do tipo que Van Gogh desenhou.

O Pavão e o Urubu

Viviam no Jardim do Éden o Pavão e o Urubu.
Certo dia, o Pavão refletiu:
- Sou a ave mais bonita do mundo, tenho uma plumagem colorida e exuberante, e não sei voar de modo a mostrar minha beleza. Feliz é o Urubu que é livre para voar por onde quer.
O Urubu, por sua vez, pousado no alto de uma árvore, também refletia:
- Que ave infeliz sou eu, a mais feia de todo o reino animal e ainda tenho que voar e ser vista por todos. Quem me dera ser belo e vistoso como o Pavão!
Foi quando tiveram a ideia de que um cruzamento entre eles poderia trazer a solução. Se gerassem um descendente que voasse como o Urubu e tivesse a beleza do Pavão...

Taí o resultado desse CRUZAMENTO.

Estória repassada por Germano Gurgel. Reescrita.

Sheeple

Do inglês sheep (ovelha) + people (pessoas).
É um termo pejorativo que atribui o comportamento de rebanho de ovelhas a pessoas que simplesmente acreditam no que é dito, sem um estudo sério sobre o assunto, e principalmente se for veiculado pelos grandes canais de mídia. O termo é muito utilizado nos cenários político e religioso.

20 maio, 2013

Justiça na fronteira


Em 1881, um juiz federal no Território do Novo México, presidindo um tribunal temporário, condenou o assassino José Gonzales. Nós não sabemos os detalhes do crime de Gonzales, mas deve ter sido algo bem extraordinário para que a sentença fosse proferida nos seguintes termos:
"José Manuel Miguel Xavier Gonzales em poucas semanas será primavera. As neves do inverno fugirão, o gelo desaparecerá, e o ar se tornará suave e agradável. Em suma, José Manuel Miguel Xavier Gonzales, o milagre anual da mudança de estações vai prosseguir, mas você não vai estar aqui.
O riacho vai correr o seu curso gorgolejando para o mar, as flores tímidas do deserto serão anunciadas por seus brotos tenros e os vales gloriosos deste domínio imperial se encherão de rosas. Ainda assim, você não vai estar aqui para ver.
De cada topo de árvore os pássaros entoarão o seu canto de acasalamento, borboletas brincarão sob o sol, a abelha ocupada zunirá feliz enquanto exerce a sua vocação habitual, a brisa suave irá provocar as borlas das gramíneas selvagens, e toda a natureza, José Manuel Miguel Xavier Gonzales, será feliz, menos você.
Você não vai estar aqui para apreciar tudo isso, porque eu mandarei o xerife ou algum outro oficial deste país conduzi-lo a algum lugar remoto, a fim de o dependurar pelo pescoço num galho de algum carvalho robusto, e assim ser deixado até que esteja morto.
E, então, José Manuel Miguel Xavier Gonzales, eu ordenarei, ainda que tal ou tais funcionários afastem-se rapidamente de seu cadáver pendurado, que os abutres desçam dos céus sobre o seu corpo imundo, até que nada reste além dos ossos secos de um sangue-frio de pele acobreada, sedento de sangue, cortador de garganta, comedor de chili, pastor de ovelha e assassino filho de uma puta.

Fonte: Registros do Tribunal Distrital dos EUA, Sessões do Território do Novo México. Publicado por Cleopatra Mathis em Antaeus, no outono de 1976. Tradução livre de PGCS.

Cursos Abertos Einstein

Os Cursos Abertos Einstein são cursos on-line gratuitos disponibilizados a todos aqueles quem têm acesso à internet.
Essa iniciativa faz parte de um movimento mundial, o open learning, conceito que está revolucionando o ensino: a qualquer hora, de qualquer lugar, uma pessoa pode saber mais sobre temas de seu interesse.
A proposta do Hospital Israelita Albert Einstein é compartilhar o conteúdo utilizado em seus treinamentos institucionais (31 cursos) com profissionais de saúde de todo o Brasil.



Dica do colaborador Nelson José Cunha

Minhas manhãs

-

19 maio, 2013

Os velhos soldados

O general Douglas MacArthur, em seu famoso discurso de despedida no Congresso dos Estados Unidos, declarou:
“Velhos soldados nunca morrem. Eles apenas desaparecem.”
O discurso foi em 1951. Nos dias de hoje, como esses velhos soldados ainda teimam em não morrer, o seu discurso seria outro:
"Quem sobreviveu ao gás mostarda pode aguentar firme o spray de pimenta."
Sempre motivacional o velho Mac!

Quedas na cidade de Batman

Uma monografia intitulada Falls From Heights in and Around the City of Batman, de Behçet Al, Cuma Yildirim e Sacid Çoban, publicada em março de 2009, no Jornal Turco de Trauma e Cirurgia de Emergência, na qual os autores estudaram os casos de 538 pessoas, acidentadas em quedas de alturas e que foram atendidas no hospital estadual de Batman, é a leitura que eu recomendo para hoje.

Dançando no teto e nas paredes

Este vídeo mostra como a famosa dança de Fred Astaire foi realizada para o filme "Royal Wedding" (de 1951, agora em domínio público).
Em "O Casamento Real", do cineasta Stanley Donen, Fred Astaire comemora o seu amor por Sarah Churchill, dançando nas paredes e no teto de um quarto de hotel.
O efeito foi produzido situando o quarto inteiro em uma câmara de aço cilíndrica, com 6 metros de diâmetro, que a equipe de filmagem podia girar enquanto Fred Astaire dançava. O cameraman foi amarrado a uma placa que girava com o conjunto, produzindo a ilusão de um quarto parado com o dançarino livre da ação da gravidade.
Outros artifícios que foram também necessários: o casaco de Fred costurado na cadeira; a cadeira aparafusada ao chão, a fotografia que ele admira equipada com ímãs; as cortinas feitas de madeira etc.
Durante toda a sequência houve apenas um corte, o qual foi necessário para mudar o rolo da película.




Poderá também gostar de:
A ilusão antigravitacional de Michael Jackson

18 maio, 2013

Bólidos

Uma imagem animada (Bolides) dos impactos registrados de meteoritos com a Terra.


O flash corresponde ao Evento de Tunguska (na Sibéria, 30 de junho de 1908).

Arquivos
O Meteorito SylacaugaMetorito na Rússia.

Mosquiteiro

Memes Trollados



Anúncio
Vendo um mosquiteiro de berço adaptado para computador desktop.

Anúncios de edições anteriores
Empregado com currículo - Velhinho de programa - Sarcófagos

Bonecas de crochê

Um homem e uma mulher estavam casados por mais de 60 anos.
Eles tinham compartilhado tudo um com o outro, tinham conversado sobre tudo, não tinham segredo entre eles afora uma caixa de sapato que a mulher guardava em cima de um armário e tinha avisado ao marido que nunca abrisse aquela caixa e nem perguntasse o que havia nela.
Assim por todos aqueles anos ele nunca nem pensou sobre o que estaria naquela caixa de sapato. Mas um dia a velhinha ficou muito doente e o médico falou que ela não sobreviveria. Então o velhinho tirou a caixa de cima do armário e a levou pra perto da cama da mulher. Ela concordou que era a hora de ele saber o que havia naquela caixa.
Quando ele abriu a tal caixa, viu 2 bonecas de crochê e um pacote de dinheiro que totalizava 95 mil dólares.
Ele perguntou a ela o que aquilo significava, ela explicou:
- Quando nós nos casamos minha avó me disse que o segredo de um casamento feliz é nunca brigar por nada. E, se alguma vez eu ficasse com raiva de você, que eu ficasse quieta e fizesse uma boneca de crochê.
O velhinho ficou tão emocionado que teve que conter as lágrimas enquanto pensava: "Somente 2 bonecas preciosas estavam na caixa. Ela ficou com raiva de mim somente 2 vezes por todos esses anos de vida e amor."
- Querida! - ele falou - Você me explicou sobre as bonecas, mas e esse dinheiro todo de onde veio?
- Ah! - ela respondeu - Esse é o dinheiro que eu obtive com a venda das bonecas, a dois dólares cada uma.


Oração
Senhor, dai-me sabedoria para entender meu marido, amor para perdoá-lo e paciência para aturá-lo, porque se eu pedir força, eu bato nele até matar, pois EU NÃO SEI FAZER CROCHÊ. Amém!

Repassada por Francisco Meireles. Fonte provável: Kelly Fagundes

17 maio, 2013

Mão dupla

Two cats on a one lane fence



Uma via de mão dupla pode ser uma fonte de transtornos para seus usuários.Tome-se, como exemplo, o que acontece sobre esta cerca na hora de pico do tráfego.

À consideração das autoridades do Contran para que tomem as medidas cabíveis.

Que é tubaína?

É um termo brasileiro que designa refrigerantes comercializados por pequenas empresas, de circulação restrita a uma região e/ou de custo barato. Origina-se o nome de "Turbaína", balas que eram fabricadas pelo italiano Pedro Pattini, no início de sua carreira empresarial no Brasil.
Em 1932, quando ele começou a produzir refrigerantes, estes herdaram o nome. Nas décadas de 1940 e 1950, os concorrentes obtiveram a sua autorização para usar o sufixo "baína" nos refrigerantes que produzissem. E assim surgiram a Taubaína, a Itubaína, entre outras marcas.
Principalmente pelo fator baixo custo, muitas destas bebidas têm forte apelo popular sem que as empresas fabricantes tenham, para isso, lançado mão de táticas de marketing e publicidade para ganhar novos consumidores.
As marcas líderes em vendas de refrigerantes ainda continuam com suas fatias no mercado, mas o crescimento da participação das tubaínas chega a incomodá-las, pois muitas das modestas fábricas destes genéricos estão se modernizando, utilizando-se inclusive de embalagens similares do tipo PET.

Propaganda subliminar

Bem, não tão subliminar assim.
Se você passar o mouse com o botão direito pressionado no espaço abaixo....
Beba Tubaína
Post não patrocinado.

16 maio, 2013

Limpeza

Bits and Pieces

Dois lavadores de janelas em atividade no Children's Hospital em Londres.
Aceitam sugestão?
Na próxima vez diversifiquem os super-heróis. Para que as crianças não suspeitem de que eles são falsos.

Nada é tão bom que não possa ser melhorado...

Mulher no aeroporto

Que leitura você faz desta foto?

COM MULHER DE BIGODE NEM O DIABO PODE

A química do amor

Afinal, o amor tem algo a ver com a Química? Na verdade o amor é Química! Todos os sintomas relacionados com o amor e a paixão - respiração ofegante, palpitações cardíacas, mãos úmidas etc. - têm uma explicação científica: são causados por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Entre essas substâncias estão: adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, serotonina e as endorfinas.


A fórmula química do casamento

15 maio, 2013

Modelagem de balões

Um dia chego a este:

Por enquanto, os "animais" que eu sei fazer com a modelagem de balões são três:
- verme
- cobra
- enguia

Bônus
Vídeo que mostra a construção com balões de um Acrocanthosaurus de 20 metros.

Post scriptum
Esta postagem foi republicada em 12/05/2013 no LNOL.

Elogio x bronca

Tempos atrás, um consultor de motivação deu palestra a um grupo de oficiais da Aeronáutica norte-americana. Tentou convencê-los de que o elogio é mais eficaz do que a bronca para motivar subordinados. Para sua surpresa, a resposta unânime dos oficiais é que um aviador elogiado não melhorava a performance, enquanto um que levava bronca, melhorava.
O que ocorria é que o aviador que recebia elogios estava em seu momento de pico. Nos dias seguintes, a tendência seria cair de volta ao seu desempenho normal. E vice-versa, o aviador em momento de mau desempenho, independentemente da bronca, a tendência seria melhorar para voltar ao seu nível normal.

Duque de Wellington
Em seus últimos anos, quando um amigo lhe perguntou: "Se você tivesse sua vida de novo, existe algo que você poderia ter feito melhor?".  O velho duque respondeu: "Sim, eu deveria ter dado mais elogios."
Bernard Montgomery, A History of Warfare, 1968

Aqui, no EntreMentes, o elogio é uma cláusula pétrea.

Se parece estúpido...

-

14 maio, 2013

Sobre a família




A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 226, considera a família a base da sociedade e a coloca sob a especial proteção do Estado.
Esse cuidado todo é por conta do caráter instável (da família, aqui entendido).

♪Receita de samba♪

Dezoito minutos de UMA boa música: "Receita de samba", de Jacob do Bandolim.

Vídeos
Da esquerda para a direita:
1 - Hepteto com Zé da Velha (trombone), Silvério Pontes (trompete) e outros músicos. Show de gafieira. 6:38
2 - Quinteto com Ted Falcon (bandolim) e outros músicos. Grupo de Santa Monica, Canadá, com formação de regional de choro. 4:00
3 - Trio com Jacques Morelenbaum (cello), Lula Galvão (violão 6 cordas) e Rafael Barata (percussão). 6:58



Lembretes - Usar o recurso "tela cheia" para assistir e pressionar a tecla "Esc" para sair do modo.

Nós somos realmente nós?

1 De acordo com o último censo biológico realizado, há mais células bacterianas do que células humanas no corpo humano. Até dez vezes mais, segundo alguns estudos. Apesar de seu vasto número, essas bactérias só não ocupam um espaço proporcionalmente maior porque elas são menores do que as células humanas. No entanto, ainda que pareça algo assustador, a participação delas na economia humana deve ser vista como um fato salutar. LINK
2 O genoma humano contém cerca de 100.000 fragmentos de retrovírus endógenos, que compõem cerca de oito por cento de todo o nosso DNA. A evolução, que é um processo infinitamente criativo, pode transformar o que parece totalmente inútil em algo valioso. Desse modo, os detritos virais espalhados em nossos genomas acabam sendo matéria-prima para novos genes. E, de tempos em tempos, o DNA de origem retroviral tem sido aproveitado para nossos próprios fins. LINK

13 maio, 2013

Você e seu pet

Ninguém entende o mundo moderno sem a internet. Melhor dizendo, ninguém entende o mundo moderno sem a existência de certos sites.
1 - Faça o upload de uma foto sua.
2 - Faça agora o upload de uma foto de seu animal de estimação.
3 - Submeta-os à aprovação do Petswitch.
4 - O site copia o seu rosto na imagem do animal.

- Oops!

Slideshow
DIZEM QUE OS CÃES IMITAM OS DONOS

O sistema de direito particular do Procurador-Geral

por Andre Araujo. In: Luis Nassif Online
Sobre Roberto Gurgel e os recursos da AP 470
Em seu parecer diz o Procurador-Geral: "As questões sucitadas pelos embargantes revelam apenas o inconformismo com as condenações impostas e o intuito de obter um novo julgamento da causa, o que se afigura, reafirme-se mais uma vez, absolutamente inadmissivel."
Quer dizer que os réus TÊM QUE SE CONFORMAR COM AS SENTENÇAS? Em que sistema de direito opera o Procurador-Geral? O INCONFORMISMO é um direito natural e legal, qualquer condenado pode não se conformar com sua sentença e, no caso em espécie, HÁ O DIREITO DE RECORRER POR EMBARGOS DE DECLARAÇÃO, um direito incontestável no nosso sistema jurídico e que pode, em tese, modificar a sentença se provado flagrante erro de julgamento. Os embargos de declaração devem anteceder os embargos infringentes para determinado grupo de réus, estes sim, ainda discutíveis, mas que os réus têm todo o direito de opor. Trata-se de um julgamento especialíssimo, com jurisprudência escassa, e que cabe ao próprio Tribunal estabelecer ritos por falta de antecedentes, em varias questões de procedimento em que o próprio Tribunal está dividido.
Por que o Procurador-Geral acha que os réus não devem recorrer? Será que acha as sentenças PERFEITAS E JUSTAS? Muita gente, milhões de cidadãos brasileiros, não acham, os réus, obviamente não acham e têm o direito de não achar. O impressionante é o Procurador-Geral não se dignar a responder às alegações de cada peça recursal. COM IMENSO DESPREZO deu um parecer de baciada, jogou todos os recursos no mesmo balaio e não se deu ao trabalho de mandar um estagiário escrever em cada processo um cota minima, algumas linhas, até por elegância e deferência aos causídicos, que, certamente, tiveram muito trabalho para alinhar seus argumentos. Até em Nuremberg, em meio aos escombros da Guerra, os promotores foram mais elegantes com os defensores dos criminosos de guerra nazistas.

Leitura complementar
Uma ressurreição assombra o STF, por Paulo Moreira Leite. In: ISTOÉ
Acusações contra Pizzolato lembram Dreyfus e Kafka, por Miguel do Rosário. In: blog O cafezinho
A politização irrefreável de Gurgel, por Luis Nassif. In: LNOL

Bundas

artedaterra.net
Os responsáveis pela bunda como é conhecida na atualidade, e aí me refiro ao conceito contemporâneo de bunda, ou seja, a bunda como ela é, são os africanos. Mais especificamente os angolanos e os cabo-verdianos. Para ser ainda mais preciso, as angolanas e as cabo-verdianas. Foram elas, angolanas e cabo-verdianas, que, ao chegarem aqui durante as trevas da escravatura, revolucionaram tudo o que se sabia sobre bunda até então.
Foi assim: naquela época, a palavra bunda não existia. Os portugueses, quando queriam falar a respeito das nádegas de uma cachopa, diziam, exatamente isso, nádegas. Ou região glútea, tanto faz. Aí, os escravos angolanos e cabo-verdianos chegaram ao Brasil. Só que eles não eram conhecidos como angolanos nem cabo-verdianos. Eram os bantos chamados bundos, que falavam o idioma ambundo. Ou quimbundo. A língua bunda, enfim.
Os bundos, esses, em especial as mulheres bundas, possuíam a tal região glútea muito mais sólida, avantajada, globosa. Os portugueses, que, ao contrário do que se acredita, não são bobos, logo encompridaram os olhares para as nádegas das bundas. Uma delas passava diante de uma turma de portugueses e eles já comentavam:
– Que bunda!
Em pouco tempo, a palavra bunda, antes designação de uma língua e de um povo, passou a ser sinônimo de nádegas.
Assim nasceu a bunda moderna.

Repassado por Winston Graça

12 maio, 2013

O trabalho de uma mãe

-
O trabalho de uma mãe não acaba nunca.

Caro Tom Hanks

Nós temos uma máquina de escrever para você...
Tom Hanks ama as máquinas de escrever. Ele as aprecia tanto que já postou fotos de dezenas delas no Twitter e no Facebook, por meio de sua conta WhoSay. Ele também fez vídeos de si mesmo teclando uma Smith Corona 1940 na sede da CNN; na frente do Wrigley Field, em Chicago; em um hotel próximo ao Portão de Brandemburgo, em Berlim; em frente à Torre Eiffel, em Paris, e na Ponte de Westminster, em Londres. Hanks mostra parte de sua coleção - mais de 150 máquinas de escrever do século 20 - em sua conta Playtone. De acordo com a revista Country Living, ele mantém um telefone exclusivo para se informar sobre elas e também usa suas máquinas de escrever para escrever notas para os amigos. Collectors Weekly, por sua vez, pediu a seus colaboradores que ajudassem a descobrir qual seria a melhor máquina de escrever para subornar Tom Hanks.
Eu, por exemplo, pretendo suborná-lo com a minha intimorata Remington portátil.

Reclame (1927)

A máquina de escrever (no século 21)
Se a máquina de escrever não tivesse existido... a profissão de quem a conserta não existiria, alguém não teria feito este vídeo e você, provavelmente, não iria gastar os seus próximos minutos em vê-lo.



Temos um passado
Fitas de máquina -1, Fitas de máquina - 2, A máquina de escrever dos Trapalhões, A máquina de escrever. Slideshow, A máquina de escrever de Giuseppe Ghiaroni, Dr. Carta Pácio e suas meias palavras, A arte datilográfica de Paul Smith e Desenhando com o teclado

FELIZ DIA DAS MÃES...

PARA A MELHOR MÃE CENOURA DO MUNDO!


O Dia ganhou hoje um Doodle animado do Google.

11 maio, 2013

Um tratamento pouco ortodoxo

por Fernando Gurgel Filho
Dizem que um grupo estava acampado no mato e um deles, com fama de medroso, perguntou para o guia, meio índio, se ele conhecia algo contra picada de cobra, escorpião ou outro bicho peçonhento.
"Ah, num tem pobrema, não, dotô, a gente aprocura um pedaço de bosta e faz um chá pra tomá. Num sara, não, mais segura o veneno até chegá no hospital”, respondeu o guia.
O medroso não se conformou:
"Ê, matutada. Essas crendices matam mais que a própria cobra."
À noitinha, todos deitados, uma parte do grupo resolveu aprontar com o medroso. E forjaram uma picada de cobra no coitado.
Ele deu um salto da rede gritando: "Socorro, socorro, socorro!... A cobra me mordeu!".
Quando todos acudiram, ele, quase desfalecido, suplicava: "Pelo amor de Deus, façam um chazinho de bosta. Rápido que meus olhos tão ficando embaçados."
E arrematou, apavorado:
"Me deem logo um pedacinho pra eu ir chupando, enquanto o chá fica pronto!".
Medo não é brincadeira, não. Mas a piada vem no rumo da ciência, que já descobriu uma indicação terapêutica para essa matéria-prima. Não como "tratamento" das peçonhas em geral, mas para o efetivo tratamento de uma forma grave de diarreia. Trata-se da infusão por sonda nasoduodenal de fezes, digamos, saudáveis para o tratamento da infecção recorrente pelo Clostridium difficile.
Veja aqui.

Link para o artigo original no prestigioso The New England Journal of Medicine.

Superman Jr.

Em World's Finest Comics #215 (1973) foi mostrado que Superman casou-se com Lois Lane e tiveram um superfilho.


O Superman Jr. - que se veste inspirado no uniforme de Superman.
Não completamente, pois não tem a capa. No lugar desta, tem um instrutor de paraquedismo integrado ao uniforme.
É para compensar o fato de Superman Jr. ser metade terrestre.

Use sua poderosa visão para ver
Superman vai à missa, A foto reveladora e Kryptonita

A estratégia para um jardim

Um senhor vivia sozinho em Cabrobó.
Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado.
Seu único filho, que o ajudava nesta tarefa, estava na prisão.
O homem, então, escreveu a seguinte carta ao filho:
Querido filho, estou triste, pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo, porque sua mãe sempre adorou flores e esta é a época certa para o plantio.
Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar, pois está na prisão.
Com amor, seu pai.
Pouco depois, o pai recebeu o seguinte telegrama:
Pelo amor de Deus, pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos.
Como as correspondências eram monitoradas na prisão, na manhã do dia seguinte, policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar qualquer corpo.
Confuso, o velho escreveu outra carta para o filho, contando o que acontecera.
Esta foi a resposta:
Pode plantar seu jardim agora, pai. Isso foi o máximo que eu pude fazer no momento.
Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que, por vezes, parecem impossíveis.

Fonte: Internet (enviado para publicação por Denise Macedo)

"Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional".

10 maio, 2013

Inventores mortos por suas criações - 2

Inventores passam anos com seus projetos, modificando-os, aperfeiçoando-os até que eles estejam prontos para mostrá-los ao mundo. A maioria deles trabalha firme no anonimato durante um grande tempo de suas vidas, embora ocorram as exceções óbvias. No entanto, há aqueles cujas inovações, não só atraem a atenção do mundo, como também - de uma maneira ou de outra -, resultam infelizmente na morte dos próprios inventores.
O submarino HL Hunley
Sabe-se que colecionou mortes em seu "currículo".
Sua primeira tripulação foi tragada pelas águas após um navio passar próximo ao submarino, o qual estava com as escotilhas abertas Cinco morreram.
Um segundo grupo foi recrutado e, durante um exercício de rotina, o próprio Hunley decidiu assumir o comando. Em 15 de outubro de 1863, o submarino afundou e todos seus oito tripulantes perderam a vida.
Apesar dos contratempos, o HL Hunley foi o primeiro submarino da história a afundar um navio inimigo.


1 - O alfaiate voador