08 maio, 2013

Triscaidecafobia

É o medo irracional ao número 13. O termo foi usado pela primeira vez por Isador Coriat em "Abnormal Psychology".
Há um programa de 12 passos para o tratamento dos portadores desta fobia.
O último deles diz:
Se até aqui você não curou, então desista.
Mito
A mais antiga referência ao 13 como um número de má sorte estaria no Código de Hamurabi, de 1780 a.C., onde o artigo 13 foi omitido. Na verdade, o código original de Hamurabi não tem numeração. A tradução de LW King, de 1910, editada por Richard Hooker, é que omitiu o artigo. No entanto, outras traduções do Código incluiram o artigo 13. Como, por exemplo, a tradução de Robert Francis Harper.

2 comentários:

Nelson Cunha disse...

Paulo,
Com desculpas antecipadas aos colegas psiquiatras, a lista de diagnósticos psiquiátricos( DS4) é risível.Vem aí a nova DS5 que será motivo de piada.Conclui-se que sanidade mental será no futuro uma entidade psiquiátrica dada a sua raridade. Dizer que sou mentalmente são numa roda de amigos causa espanto.

Paulo Gurgel disse...

Duas reflexões do mestre Frota Pinto:
1) Após o "paciente" chorar sua sorte em todas as portas, cabe ao psiquiatra "loucalizá-lo". Não é função nossa. Vamos acabar com isso.
2) Desemprego, prestações a pagar, mulher doente, sem casa para morar e sentindo palpitações, angústia, insônia e irritabilidade. Não considero doença. Doente é quem, naquela situação, não apresentar esta sintomatologia.
Só existem três doenças eminentemente psiquiátricas: esquizofrenia, psicose maníaca depressiva e neurose obsessivo-compulsiva.