17 maio, 2013

Que é tubaína?

É um termo brasileiro que designa refrigerantes comercializados por pequenas empresas, de circulação restrita a uma região e/ou de custo barato. Origina-se o nome de "Turbaína", balas que eram fabricadas pelo italiano Pedro Pattini, no início de sua carreira empresarial no Brasil.
Em 1932, quando ele começou a produzir refrigerantes, estes herdaram o nome. Nas décadas de 1940 e 1950, os concorrentes obtiveram a sua autorização para usar o sufixo "baína" nos refrigerantes que produzissem. E assim surgiram a Taubaína, a Itubaína, entre outras marcas.
Principalmente pelo fator baixo custo, muitas destas bebidas têm forte apelo popular sem que as empresas fabricantes tenham, para isso, lançado mão de táticas de marketing e publicidade para ganhar novos consumidores.
As marcas líderes em vendas de refrigerantes ainda continuam com suas fatias no mercado, mas o crescimento da participação das tubaínas chega a incomodá-las, pois muitas das modestas fábricas destes genéricos estão se modernizando, utilizando-se inclusive de embalagens similares do tipo PET.

Nenhum comentário: