03 maio, 2013

Você sabe o que é Ubuntu?

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Florinópolis (2006), nos presenteou com esta história que aconteceu numa tribo em Ubuntu, na África do Sul.
Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, ao terminar seu trabalho, propôs uma brincadeira (que achou ser inofensiva) para as crianças da tribo.
Comprou uma porção de guloseimas na cidade, organizou-as num cesto bem bonito e colocou tudo debaixo de uma árvore. Aí, chamou as crianças e combinou que, quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.
As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele falou "já!",instantaneamente todas as crianças deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore onde estava o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comê-los alegremente.
O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas... se uma só poderia ficar com o cesto e tudo que havia dentro.
Elas responderam:
“Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”
Ele ficou desconcertado! Meses e meses estudando a tribo e ele ainda não havia compreendido, de verdade, a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?
Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”
Desambiguação
Ubuntu também designa o sistema operacional de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. Com este nome busca-se passar a ideologia do projeto, baseada nas liberdades do software livre e no trabalho comunitário de desenvolvimento. O sistema é muito comumente chamado "Ubuntu Linux", porém, oficialmente a Canonical, desenvolvedora do sistema, usa apenas o nome "Ubuntu", uma vez que o sistema pode ser transportado para além do Linux. WIKIPÉDIA
Logo do Ubuntu ►
É conhecido como Human Circle. Ele representa três pessoas abraçadas formando um círculo.
No site Chris B há algumas brincadeiras com o logo. Esta é uma delas.
Versão pão-doce

Nenhum comentário: