17 fevereiro, 2019

Viagem à Lua

"Le Voyage dans la Lune" (no Brasil, "Viagem à Lua") é um filme francês do ano de 1902. Foi baseado em dois romances populares de seu tempo: "Da Terra à Lua", de Julio Verne, e "Os Primeiros Homens na Lua", de H. G. Wells.
O filme teve roteiro e direção de Georges Méliès, com assistência de seu irmão Gaston Méliès. Foi extremamente popular em sua época e o mais conhecido das centenas de produções de Méliès. É considerado o primeiro filme de ficção científica e o primeiro a tratar de seres alienígenas, usando recursos inovadores de animação e efeitos especiais, incluindo a famosa cena da nave pousando no olho da "Homem da Lua".
Méliès tinha a intenção de lançar seu filme nos Estados Unidos com a ideia de lucrar com isso. Entretanto, técnicos dos filmes de Thomas Edison secretamente fizeram cópias e as distribuíram por todo o país.
"Le Voyage dans la Lune" (nos EUA, "A trip to the Moon") foi escolhido um dos cem melhores filmes do século XX no ranking de "The Village Voice", ocupando a posição de número 84. É o filme mais velho presente na lista do livro "1001 Filmes para Ver antes de Morrer", de Steven Jay Schneider. Hoje, possui domínio público, pois seus direitos autorais já expiraram.
Sinopse
A história começa com uma reunião de cientistas em que o professor Barbenfouillis (interpretado por Georges Méliès) tenta convencer seus colegas a participar de uma viagem para explorar a Lua. Depois de especificar o plano e formar o grupo que realizará a expedição, os detalhes da viagem são finalizados e os cientistas embarcam num foguete espacial que é disparado por um canhão. A nave pousa no olho do "Homem da Lua" (uma imagem famosa) e os cientistas começam a explorar o ambiente lunar. Eles não demoram a encontrar os habitantes da Lua, os selenitas, que os capturam e os trazem diante de seu rei. Depois de descobrir a maneira pela qual os selenitas podem ser derrotados (eles viram fumaça com o simples toque de um guarda-chuva), os cientistas conseguem escapar e retornar à Terra. Aqui, depois de cair no mar e ser resgatado, eles são recebidos em Paris como heróis.


Nenhum comentário: