15 fevereiro, 2019

Subtexto

Para criar seu romance de 1970, A Humument, o artista britânico Tom Phillips começou com o "A Human Document" (Um Documento Humano), esquecido romance de 1892, de WH Mallock, e desenhou, pintou e colou as páginas, preservando algumas palavras para contar uma nova história até então não revelada.
Por exemplo, o título surge da deleção por Phillips de cinco letras centrais no título de Mallock.
Até esse novo texto está evoluindo. Phillips publicou cinco edições do livro, em cada uma das quais ele substitui certas páginas; Eventualmente, ele espera substituir todas as páginas, criando um trabalho totalmente novo (ou uma versão totalmente nova do mesmo trabalho).
"Podemos chamar o que Phillips está fazendo 'escrita', ou algum outro termo seria melhor?", pergunta Adam Smyth em "London Review of Books". "Qual versão de autoria ou criatividade está em ação aqui? A Humument é um lembrete de que os livros são inevitavelmente intertextuais - eles crescem de textos mais antigos - e que toda escrita envolve a seleção de palavras de um conjunto finito: o que parece ser uma restrição, ter que trabalhar dentro das paredes de um romance preexistente, de fato dramatiza uma condição da literatura".

O texto completo da edição de 1970 está AQUI.

Subtext, Futility Closet

Criar é subtrair, blog EM

Nenhum comentário: