28 fevereiro, 2019

O ímã mais forte do mundo

A força do campo magnético da Terra é de cerca de 30 microtesla (30 mT). Os ímãs em uma máquina de ressonância magnética é de cerca de 3 tesla (3 T), e o campo magnético aproximado de uma estrela anã branca é de 100 tesla (100 T).
Então, pense em como um poderoso imã de 1.200 tesla, que foi criado por Shojiro Takeyama e seus colegas do Instituto de Física do Estado Sólido da Universidade de Tóquio, se comportou.
Rafi Letzter, da Live Science, escreve:
Para atingir essa intensidade, Takeyama e sua equipe bombeiam megajoules de energia em uma bobina eletromagnética pequena, precisamente projetada, cujo revestimento interno se desmorona a 15 Mach - mais de 5 quilômetros por segundo. Ao entrar em colapso, o campo magnético no interior é espremido em um espaço progressivamente apertado, até que sua força atinge o pico em uma leitura de tesla inimaginável em ímãs convencionais. Frações de segundo depois, a bobina colapsa completamente, autodestruindo-se.
A última vez que Takeyama ligou seu imã super forte, ele estourou a pesada porta do laboratório em que estava a maquinaria!

Ordens de magnitude do campo magnético
31 mT - intensidade do campo magnético da Terra a 0 ° de latitude, 0 ° de longitude
5 mT - a força de um imã de geladeira típico
1,5 T a 3 T - força dos sistemas médicos de ressonância magnética na prática, experimentalmente até 17 T
8 T - a força dos ímãs do LHC
16 T - intensidade do campo magnético necessária para levitar uma rã (por levitação diamagnética da água em seus tecidos corporais), de acordo com o Prêmio Ig Nobel de Física 2000 (imagem)
100 T - intensidade aproximada do campo magnético de uma típica estrela anã branca

Nenhum comentário: