Trata-se de um modelo de propaganda que consiste em "soterrar" o público com um fluxo constante e infindável de desinformação e mentiras. Essas mentiras nem precisam ser críveis, mesmo mentiras óbvias, repetidas com amplitude e frequência suficientes, podem ser eficazes em distorcer a opinião pública em favor de quem as propaga.
Sabem aquela história de uma mentira mil vezes repetida se tornar verdade? Pois então. Não se trata de persuasão, e sim de poder. Faz parte do jogo – o objetivo dessa estratégia nem é passar mentiras como verdades, e sim reduzir a verdade a uma posição, a uma opinião, a um "fato alternativo". Nesse jogo perverso, a realidade se resume a escolher um lado, e quem se posiciona melhor, quem objetivamente tem mais poder, é dono da realidade.
As 4 principais características do "firehosing":
1. Grande volume
2. Rápido, contínuo e repetitivo
3. Nenhum compromisso com a realidade objetiva
4. Nenhum compromisso com consistência
Fonte: Blue Bus
Nenhum comentário:
Postar um comentário