21 fevereiro, 2019

Asas da vida

A polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculina através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor para o receptor feminino de outra flor da mesma espécie, ou para o seu próprio estigma. Pode-se dizer que a polinização é o ato sexual das plantas que é através deste processo que o gameta masculino pode alcançar o gameta feminino e fecundá-lo.
A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com o auxílio de seres vivos, ou abióticos através de fatores ambientais.
A polinização é fundamental para a produção de alimentos. Estima-se que aproximadamente 73% das espécies cultivadas no mundo sejam polinizadas por alguma espécie de abelha, 19% por moscas, 6,5% por morcegos, 5% por vespas, 5% por besouros, 4% por pássaros e 4% por borboletas e mariposas. [Mr. Natural]
A ameaça aos polinizadores essenciais que produzem uma grande parte dos alimentos que ingerimos é também uma ameaça à humanidade. A sedutora dança de amor entre flores e polinizadores sustenta o tecido da vida e é o evento místico fundamental em que os mundos animal e vegetal se cruzam e fazem o mundo prosseguir.
Arquivo
Morcego e flor
Aula de Floricultura
O segredo que os figos escondem
A ameaça de extinção das abelhas
Água com açúcar
A beleza da polinização

Nenhum comentário: