27 fevereiro, 2019

O mistério solucionado de uma composição

A matemática prova que John Lennon escreveu "In My Life".
John Lennon e Paul McCartney fizeram letras e músicas para quase 200 canções e os Beatles venderam centenas de milhões de álbuns. A história conta que os dois adolescentes Beatles concordaram quanto ao crédito conjunto de todas as canções que criaram, não importando a divisão no trabalho.
Ao longo dos anos, Lennon e McCartney revelaram quem realmente escreveu o quê, mas algumas músicas ainda estão em debate. Os dois até debatem entre si - suas memórias parecem diferir quando se trata de identificar quem compôs a música para "In My Life", de 1965.
Se as memórias dos compositores falharam, como esse mistério poderia ser resolvido?
Bem, podemos contar com uma pequena ajuda da matemática.
O professor de matemática Jason Brown passou 10 anos trabalhando com estatísticas para resolver o mistério. As descobertas de Brown foram apresentadas em 1.º de agosto, no Joint Statistical Meeting, em uma apresentação chamada "Avaliando a autoria de músicas dos Beatles a partir de conteúdo musical: modelagem de classificação bayesiana a partir de representações de sacos-de-palavras".
"Sacos de palavras"? O que eles são?
Na verdade, remonta aos anos 50. O que você faz é pegar um pedaço de texto, ignorar a gramática, ignorar a ordem das palavras e apenas considerá-la como uma coleção de palavras. E uma vez feito isso, você pode contar as frequências das diferentes palavras no saco de palavras. Para fazer isso para a música, você tinha que conseguir pequenos trechos, e a maneira que eles fizeram foi a equipe analisada, eu acho, sobre 70 músicas de Lennon e McCartney, e eles descobriram que havia 149 transições muito distintas entre notas e acordes que são presente em quase todas as músicas dos Beatles. E essas transições serão exclusivas para uma pessoa ou para a outra pessoa.
Sacos de notas e acordes. Esses são os pequenos itens, e você apenas os conta.
Parte da confusão é que Paul McCartney disse que ele escreveu a música. John Lennon disse que Paul McCartney escreveu uma seção de música.
Chegando ao ponto, Lennon escreveu a coisa toda. Quando você faz as contas contando os pequenos pedaços que são únicos para as pessoas, a probabilidade de que McCartney tenha escrito a música é O,018 - isso é essencialmente zero. Em outras palavras, isso é bem definitivo. Lennon escreveu a música. E em situações como essa, é melhor acreditar na matemática, que é muito mais confiável do que as lembranças das pessoas, especialmente daquelas que quando compunham estavam com um estado mental alterado por coisas que ingeriam.

https://www.npr.org/2018/08/11/637468053/a-songwriting-mystery-solved-math-proves-john-lennon-wrote-in-my-life


Nenhum comentário: