27 fevereiro, 2019

Temas cearenses no carnaval carioca de 2019

Das 14 escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro que desfilarão nos dias 3 e 4 de março de 2019 na Marquês de Sapucaí, duas vão se apresentar com temas cearenses.
União da Ilha, que levará para a Sapucaí "A peleja poética entre Rachel e Alencar no avarandado do céu", tendo como enredo um encontro (ficcional) entre dois ícones da literatura cearense: Raquel de Queirós (1910-2003) [1] [2] e José de Alencar (1829-1877).
Paraíso do Tuiuti, a escola vice-campeã do carnaval do ano passado, que levará para a Avenida o enredo "O salvador da pátria", sobre a história do bode Ioiô.
Figura folclórica da cultura popular cearense, Ioiô costumava perambular pelas ruas centrais da cidade, na companhia de boêmios e escritores que frequentavam os bares e cafés ao redor da Praça do Ferreira, antigo centro cultural da capital, e que lhe davam cachaça para beber. Em 1922, o bode foi eleito "vereador" como forma de protesto à política local. Segundo conta a história popular, recebeu o nome de "Ioiô" por percorrer sempre o mesmo trajeto, definido entre a Praça do Ferreira e a Praia de Iracema.
Imagem: Foto do bode Ioiô empalhado e exposto no Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51 - Centro de Fortaleza).
Ler mais: http://www.ceara.com.br/cepg/h40.htm
04/03/2018 - Atualizando ...
Num trecho do enredo, o carnavalesco Jack Vasconcelos explica:
"Vocês que fazem parte dessa massa irão conhecer um mito de verdade: nordestino, barbudo, baixinho, de origem pobre, amado pelos humildes e por intelectuais, incomodou a elite e foi condenado a virar símbolo da identidade de um povo. Um herói da resistência!".
O texto que explica o enredo também cutuca a Lava Jato de Sergio Moro, ao tratar da forma como Lula foi condenado: "Não posso provar, mas tenho total convicção da autenticidade de tudo o que a ele atribuíram…".
Quem ler a sentença de Sergio Moro não encontrará a descrição de conduta criminosa nem a apresentação de provas de crime.
Fatos indeterminados…
Desta vez, Jack Vasconcelos foi buscar a história de um bode popular para, metaforicamente, passar a mensagem que o Brasil precisa entender.
Leia a íntegra deste artigo no DCM.

Nenhum comentário: