03 fevereiro, 2019

Violão de aço (steel guitar)

O termo "violão de aço" (steel guitar) não deve ser confundido com "violão de cordas de aço". Refere-se a um instrumento e a uma técnica a de tocar o violão horizontalmente, com as cordas sendo percutidas com os dedos da mão direita, enquanto a mão esquerda desliza uma barra ou lâmina de aço sobre o braço do instrumento.
Isso pode ser tentado em qualquer violão elétrico ou guitarra, mas é mais factível em instrumentos projetados e produzidos para esse estilo de tocar, normalmente com linhas pintadas em vez de trastes, a fim de que as cordas não permaneçam muito altas para serem pressionadas.
A barra (ou lâmina) chamada de aço, que dá à técnica seu nome, provavelmente foi feito originalmente de aço, ou o nome pode vir da lenda de que o primeiro deles veio de uma ferrovia.
Muitos materiais são usados, mas níquel - banhado a bronze é o material de preferência para as lâminas de alta qualidade. Elas são moldadas para caber na mão e, como resultado, apresentam uma secção transversal não muito diferente da seção de um trilho de ferrovia.
A técnica foi inventada e popularizada no Havaí, daí ser a guitarra horizontal também chamada de guitarra de aço havaiana. No entanto, a guitarra havaiana é aquela geralmente tocada na posição convencional ou espanhola.
Fontes: https://en.wikipedia.org/wiki/Steel_guitar e outras.


"Sleep Walk" (Caminhada do Sono), por Doug Beaumier
www.playsteelguitar.com

Absolutamente belo, Doug!
Áudios disponíveis no site dele:
Christmas Island, Sleep Walk, Ghost Riders In The Sky, Let It Be Me, How D’Ya Do e The Enchanted Sea
Sleep Walk foi o hit pop # 1 para Santo e Johnny, em 1959.

Aqui está o grande Kayton Roberts no Hawaiian Room, na Convenção de 2005 da Steel Guitar. A esposa dele está ao teclado e a música é "Little Brown Gal".


Nenhum comentário: