25 fevereiro, 2019

Um físico interessante

Quando tinha sete anos, ele tentou esfaquear um soldado espanhol com uma lança.
Aos dezoito anos, ele falou com um amigo para assassinar Napoleão. Certa vez, ele irritou tanto um arcebispo que o santo homem lhe deu um soco na cara. Ele negociou com bandidos, foram perseguidos por uma turba, saíram da prisão...
Ele é:
François Arago, o físico mais interessante do mundo!
Se você pedisse a alguém para descrever como um físico "típico" parece e age, o que aconteceria? A imagem que a maioria das pessoas pintaria não seria muito lisonjeira e estaria de acordo com estereótipos bastante negativos. Estudos têm sido feitos em que as crianças são convidadas a desenhar um cientista, e os resultados são bastante consistentes com a variedade "cientista louco". Shows como "The Big Bang Theory" na televisão tipicamente retratam os físicos como indivíduos socialmente inaptos, não atléticos, genuinamente não-mundanos, em conformidade com estereótipos com os quais eu pessoalmente tenho me familiarizado desde que eu era muito jovem.
Físicos reais, no entanto, são muito mais variados e interessantes do que a imagem popular sugere. Por exemplo, eu salto de aviões como um passatempo regular, e meus amigos e colegas têm um espectro incrivelmente diversificado de origens, personalidades e interesses.
Um físico sai dos estereótipos mais do que qualquer outro que eu tenha encontrado. Como o preâmbulo acima sugere, o físico francês François Arago (1786-1853) viveu uma vida de perigos, aventuras e intrigas, fez descobertas cruciais na ciência óptica, além de ter-se tornado um importante político de seu tempo.

Extraído de: François Arago: the most interesting physicist in the world! SKULLS IN THE STARS

Nenhum comentário: