24 fevereiro, 2019

Roosevelt e o Canal do Panamá

O presidente americano Theodore Roosevelt gostava de se gabar "eu tomei o Panamá". Ele estava se referindo a seu papel nas negociações internacionais e no tráfico duplo que trouxeram a construção do Canal através do istmo centro-americano nos primeiros anos do século XX.
O fim pelo qual o presidente justificou os meios duvidosos que adotou era assegurar que a poderosa marinha que ele estava criando pudesse se posicionar tão rapidamente contra uma potência asiática (provavelmente o Japão) quanto européia (provavelmente a Alemanha). A colossal tarefa de engenharia foi o primeiro golpe da diplomacia "big-stick" que ele pregou. Também gerou bastante engano e bravata cômica para o enredo de uma opereta.
Um canal interoceânico através da faixa de dezesseis quilômetros abrangendo a largura de 40 milhas do Panamá, então uma província da República da Colômbia, tornou-se um imperativo americano em 1898. O navio de guerra mais poderoso da época, o USS Oregon, que se encontrava na Costa Oeste, foi ordenado para se deslocar para a Costa Leste, como preparação para uma guerra contra a Espanha (pela questão relacionada com Cuba). Partindo de San Francisco e viajando 26 mil quilômetros, o USS Oregon chegou à Flórida 66 dias depois. Essa jornada popularizou o navio com o público americano e demonstrou a necessidade de criar uma rota marítima mais curta (grifos nossos). 
O Congresso estava pronto para autorizar um projeto, mas não conseguiu chegar a um acordo sobre o local. Uma tentativa francesa de cavar através do Panamá entrou em colapso em 1889 a um custo assustador em vidas e dinheiro. O ex-diretor geral da empresa falida, Phillipe Bunua-Varilla, queria que os Estados Unidos comprassem a concessão que a Colômbia concedeu aos franceses, juntamente com as obras e equipamentos abandonados, avaliados em US $ 109 milhões. Se os eventos tivessem sido musicados, Bunua-Varilla, com seu bigode encerado e riqueza misteriosa, teria sido o tenor principal. A parte do barítono teria ido para William Nelson Cromwell, um advogado de Nova York contratado pelos franceses como lobista.
A selva pestilenta e o terreno proibitivo do Panamá levaram uma forte facção no Congresso a favorecer uma rota mais longa, mas aparentemente mais segura, através da Nicarágua. Em 1902, um projeto de lei que designa a Nicarágua foi elaborado na Câmara dos Deputados. O Senado, mais poderoso nas relações exteriores, inclinou-se para o Panamá. Roosevelt sempre favoreceu o Panamá também, mas ele deixou para o senador John Spooner efetivamente superar o projeto da Câmara com um que exigia que o presidente abordasse a Nicarágua apenas se os franceses, "sem atrasos indevidos", aceitassem "não mais do que US $ 40 milhões" . Acontece que esse era o valor que uma comissão independente de especialistas subordinada ao presidente havia colocado nos ativos franceses.
Outro companheiro de Roosevelt, o correspondente de Washington do Chicago Record-Herald , Walter Wellman, avisou os franceses. “Mova-se rapidamente”, ele telegrafou a Bunua-Varilla em Paris. Mesmo com US $ 40 milhões, seria o maior negócio imobiliário da história; tanto Bunua-Varilla quanto Cromwell estavam para fazer milhões, um de sua propriedade moribunda, o outro de taxas e comissões.
No início do século XX, Bogotá, a capital da Colômbia, era uma das cidades mais inacessíveis da América Latina. Conexões de telégrafo não eram confiáveis ​​e o correio podia levar semanas. No entanto, o governo e os cidadãos acompanharam avidamente as negociações sobre o canal, cientes de algo que as outras partes envolvidas pareciam ter ignorado: sob o seu acordo com a Colômbia, os franceses foram proibidos de vender a concessão do Panamá a uma potência estrangeira. Se a Colômbia deixasse o acordo, queria uma parte do preço. Washington estava disposto a pagar-lhes US $ 10 milhões e US $ 250 mil por ano de aluguel, mas os colombianos procrastinaram. Com medo de ser forçado a voltar para a Nicarágua, Roosevelt explodiu:
"Essas pequenas criaturas desprezíveis em Bogotá devem entender o quanto estão prejudicando as coisas e pondo em perigo seu próprio futuro."
Continue lendo este artigo de Anthony Delano, publicado em 9 de novembro de 2016, no site History Extra.

Presidente Theodore Roosevelt operando uma pá a vapor americana no Culebra Cut,
Canal do Panamá, Panamá, por volta de 1906 (Foto: Fotosearch / Getty Images).

I TOOK PANAMA
Assisti a essa peça de teatro em Bogotá, Colômbia, no ano de 1975. Tinha como enredo a intervenção militar de Roosevelt no Panamá, em apoio aos rebeldes locais numa revolta contra o governo  colombiano. Por haver ajudado o Panamá a tornar-se independente da Colômbia, os EUA receberam concessões financeiras e jurídicas importantes em suas negociações para a construção, a manutenção e a exploração comercial do Canal. [PGCS]

Nenhum comentário: