25 março, 2015

Como hipnotizar alguém

Não é difícil hipnotizar uma pessoa que queira ser hipnotizada.
O hipnotizador meramente funciona como um guia para ajudar a pessoa a usar o seu poder da imaginação com mais eficiência.
Para tanto, o método de relaxamento progressivo apresentado abaixo é uma das maneiras mais usadas.
  1. Peça à pessoa para fechar os olhos e imaginar que está em um "lugar feliz", onde ela possa se sentir confortável e segura, como um campo ao lado de um riacho que corre suavemente.
  2. Fale lentamente, com uma voz "hipnótica" baixa e suave, combinada à respiração da pessoa, com elaboração e repetição muito além do ponto de tédio de uma conversa normal.
  3. Peça para que a pessoa relaxe completamente, usando palavras como estas: "Deixe seus pés e suas pernas relaxarem." Etc.
  4. Mude gradualmente as instruções, tornando-as sugestões que aumentem a força da sensação de relaxamento.
  5. Usando a respiração da pessoa, e a linguagem corporal como um guia, gradualmente, faça sugestões mais diretas, através de sugestões semelhantes à seguinte. "Relaxe e desligue sua mente." Etc.
  6. Você pode concluir sua indução com palavras como: "Agora, você está descansando confortavelmente em um estado de sono pacífico e profundo, indo cada vez mais fundo e mais rápido e mais profundo e mais rápido, até que eu traga você de volta. Você só vai aceitar as sugestões que sejam para seu benefício, e que esteja disposto a aceitar."
(extraído do wikiHow)

Existe uma versão simplificada do método de relaxamento progressivo para ser usada exclusivamente no homem. Na qual, o hipnotizador deve pular as etapas de 1 a 6 da fase de indução da hipnose e ir diretamente para o recurso que é mostrado na figura acima. (PGCS)

Nenhum comentário: