28 fevereiro, 2019

Os cinco dedos do método científico

Nos anos vinte, Dr. Glenn Frank, um eminente cientista social, desenvolveu uma nova declaração do código científico, que tem sido referida como os "Cinco Dedos do Método Científico". Pode ser descrita da seguinte maneira:
  • FIND - encontre os fatos;
  • FILTER - filtre os fatos;
  • FOCUS - foque os fatos;
  • FACE - enfrente os fatos;
  • FOLLOW - siga os fatos.
Os fatos ou verdades são encontrados pela experimentação; a motivação é material. Os fatos são filtrados pela pesquisa na literatura; a motivação é material. Os fatos são focados pela publicação de resultados; novamente a motivação é material. Assim, os primeiros três quintos do método científico têm uma motivação material.
Já é hora de os cientistas reconhecerem que há mais na convenção científica do que no aspecto material. Voltando ao quarto e quinto dedos da concepção do método científico do Dr. Frank, os fatos devem ser encarados pela interpretação adequada deles para a sociedade. Em outras palavras, um cientista deve assumir responsabilidade social por suas descobertas, o que significa que ele deve ter uma motivação moral. Finalmente, na quinta definição do método científico, os fatos devem ser seguidos por sua aplicação adequada à vida cotidiana da sociedade, o que significa motivação moral através da responsabilidade perante a sociedade.
Na prática, o Dr. Frank foi pioneiro e promoveu uma fundação de pesquisa dos ex-alunos de sua instituição (Experimental College) para enfrentar e seguir os fatos da descoberta das vitaminas, protegendo a sociedade da exploração através da má prática dos fatos científicos ou do conhecimento.

(como delineado em "Scientists and Society" (1954) por EM Hildebrand)

Nenhum comentário: