20 abril, 2018

Tema de Ivone Lara

Morreu na noite desta segunda-feira (16), aos 97 anos, Dona Ivone Lara, a matriarca do Samba.
Um dos grandes nomes da história do Império Serrano, do bairro de Madureira e da música popular brasileira, ela partiu deixando-nos um legado maravilhoso de cerca de 300 canções (com 40 delas ainda inéditas).
Enfermeira e assistente social, Ivone Lara trabalhou até 1977 no Hospital de Engenho de Dentro (Centro Psiquiátrico Pedro II), com a psiquiatra Nise da Silveira, para que a arte tomasse o lugar dos tratamentos desumanos então aplicados aos portadores de transtornos mentais.


O samba não pode parar: é assim que ela queria.

Destaques
"Acreditar" - c/ Délcio Carvalho (Acreditar, eu não / Recomeçar, jamais /A vida foi em frente/ Você simplesmente / Não viu que ficou pra trás)
"Alguém me avisou" (Eu vim de lá, eu vim de lá pequenininho / Mas eu vim de lá pequenininho / Alguém me avisou / Pra pisar nesse chão devagarinho)
"Cinco bailes da história do Rio" - c/ Silas de Oliveira e Bacalhau (samba-enredo do Império Serrano, 1965)
"Enredo do meu samba" - c/ Jorge Aragão (Não entendi o enredo desse samba, amor / Já desfilei na passarela do teu coração)
"Força da imaginação" - c/ Caetano veloso (Força da imaginação, vai lá / Além dos pés e do chão, chega lá / O que a mão ainda não toca / Coração um dia alcança)
"Mas quem disse que eu te esqueço" - c/ Hermínio Bello de Carvalho (Saudade amor, que saudade /Que me vira pelo avesso / E revira meu avesso / Puseram a faca em meu peito / Mas quem disse que eu te esqueço / Mas quem disse que eu mereço)
"Minha verdade" - c/ Délcio Carvalho (Nada poderá afastar do que eu sou / Amor é o meu ambiente)
"Samba de roda pra Salvador" (Não chora não, meu bem / Que dias melhores já vem)
"Sonho meu" - c/ Délcio Carvalho (Sonho meu, sonho meu / Vai buscar quem mora longe, sonho meu / Vai mostrar esta saudade, sonho meu / Com a sua liberdade, sonho meu)
"Tendência" - c/ Jorge Aragão  (Você entrou na minha vida / Usou e abusou, fez o que quis / E agora se desespera dizendo que é infeliz).

Nenhum comentário: