25 abril, 2018

Adivinhe quem vem para o eclipse

Em 1836, estava previsto um eclipse lunar total que Gauss prometeu mostrá-lo, através do telescópio de seu observatório, ao amigo Ribbentrop, um professor de direito licenciado.
Embora estivesse caindo um toró naquela noite, o excêntrico e desligado amigo apareceu.
Gauss explicou que a observação do eclipse tinha-se tornado impossível, mas Ribbentrop respondeu: "Não, eu trouxe o meu guarda-chuva."


Outro venerado como um professor de mente distraída foi Norbert Wiener (1894 - 1964). Uma anedota, quase certamente exagerada, relata o seguinte:
Wiener se mudou para um novo endereço, e sua esposa, sabendo dos seus esquecimentos, escreveu uma nota com o novo endereço e colocou-a no bolso do casaco do marido. Durante o dia, atingido por uma musa matemática, ele tirou o pedaço de papel e rascunhou equações na parte de trás. Depois, percebendo que sua ideia estava errada, ele jogou o pedaço de papel fora. À noite, voltou para a sua antiga casa como de hábito e, chegando à casa vazia, lembrou-se de que tinha se mudado, mas não sabia para onde. Quando ele já estava para sair, uma moça entrou na casa, e ele se dirigiu a ela: "Minha jovem, eu sou o famoso matemático Norbert Wiener. Você sabe onde moro?". E a moça respondeu: "Sim, pai".

Nenhum comentário: