30 abril, 2018

O contador de estrelas - 2

25 de abril de 2018. A a segunda versão da Missão Gaia da Agência Espacial Europeia (ESA) produziu o mais completo catálogo de estrelas até à data, com medições de alta precisão de quase 1,7 bilhão de estrelas e detalhes da nossa galáxia nunca antes vistos.
A análise preliminar destes abundantes dados revela detalhes precisos sobre a formação e o movimento das estrelas que integram a Via Láctea, informação essencial para poder compreender a formação e a evolução da galáxia que nos hospeda.
"As observações coletadas por Gaia estão redefinindo os fundamentos da astronomia", diz Günther Hasinger, diretor de ciências da ESA. No caso de algumas das estrelas mais brilhantes do estudo, o nível de precisão seria equivalente ao de um observador que, da Terra, pudesse ver uma moeda de um euro na superfície da Lua.
Gaia também observa outros objetos do nosso Sistema Solar, compreendendo as posições de mais de 14.000 asteroides conhecidos, o que nos permite determinar suas órbitas com precisão. Versões futuras do Gaia irão compilar uma amostra muito maior de asteroides.
Muito além, Gaia identificou as posições de meio milhão de quasares distantes, galáxias brilhantes alimentadas pela atividade de buracos negros supermassivos em seus núcleos. Essas fontes são usadas para definir um quadro de referência para as coordenadas celestes de todos os objetos no catálogo Gaia, algo que normalmente é feito com ondas de rádio, mas que agora, pela primeira vez, também está disponível em comprimentos de onda ópticos.

Escalas cósmicas cobertas por Gaia

O contador de estrelas - 1

Nenhum comentário: