06 abril, 2018

Meca, Arábia Saudita

Localizado em um vale arenoso a cerca de 50 milhas do Mar Vermelho (onde as temperaturas do verão podem chegar facilmente a 46º C), dificilmente é um destino convencional de férias. Seja como for, Meca é imperdível para os seguidores do Islã. É o local de nascimento do profeta Maomé e, por conseguinte, a cidade mais sagrada dos muçulmanos. Além disso, é um dos "Cinco Pilares" da religião, aquele que exige que seus seguidores cumpram um hajj (uma peregrinação a Meca), pelo menos uma vez em suas vidas, se isto for possível física e financeiramente. Mais de 2,5 milhões de peregrinos muçulmanos devotos se reúnem nessa cidade todos os anos.
O hajj ocorre no último mês do ano civil muçulmano, que é baseado em ciclos lunares (o que significa que suas datas mudam anualmente). Estando lá, os peregrinos seguem um padrão de deveres devocionais. Um desses, envolve circundar a Caaba, um prédio em forma de cubo, que se diz ter sido o primeiro lugar em que Maomé pregou, e o santuário mais sagrado do Islã. Além disso, as peregrinações incluem o ritual do beijo na Pedra Negra. Embora não seja um objeto formal de veneração islâmica (acredita-se que seja um meteorito) a Pedra Negra é reverenciada pelos peregrinos como um símbolo tradicional de Meca. De acordo com a lenda muçulmana, originalmente era uma pedra branca dada a Adão, depois que ele foi expulso do Paraíso, e que, desde então, tornou-se preta por absorver os pecados de todos aqueles que a tocaram ou beijaram.
Ao visitar a mesquita de Foz do Iguaçu, vi um grande monitor em uma parede mostrando ao vivo as cenas dos peregrinos dando voltas em torno da Caaba.

Nenhum comentário: