23 abril, 2018

São Jorge, um símbolo do multiculturalismo

Jorge da Capadócia tornou-se um símbolo do nacionalismo na Inglaterra, mas há algumas boas razões para pensar que sua vida representa os valores de uma ideologia mais benigna: o multiculturalismo.
Ele nasceu na Turquia em uma família grega. Serviu no exército de uma cidade-estado italiana e morreu finalmente vivendo na Palestina.
Foi guarda de palácio para o imperador Diocleciano. Ele se moveu entre as províncias do vasto império romano da maneira como um trabalhador manual qualificado pode viajar entre os Estados membros da UE para encontrar um emprego melhor.
Supostamente, convenceu a Imperatriz Alexandra de Roma a adotar a nova religião em expansão - o cristianismo - que se espalhava por todo o império até ser oficialmente adotada.
São Jorge não é apenas o santo padroeiro da Inglaterra: Ele é o santo padroeiro da Bulgária, Palestina, Etiópia, Grécia e Lituânia.
Ele também é importante da Geórgia, onde o Dia de São Jorge é celebrado duas vezes por ano.
Como imigrante com uma religião estrangeira, Jorge foi alvo de discriminação e perseguição por parte das autoridades romanas, que estavam se tornando cautelosas com o crescente poder do cristianismo.
O santo foi atingido por uma nova lei para reprimir os soldados cristãos: ele deveria ser preso e expulso do exército.
Jorge objetou, foi preso e torturado, e finalmente executado. Ele teria se beneficiado grandemente se então houvesse um maior grau de tolerância e multiculturalismo.
[http://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/st-georges-day-6-reasons-why-st-george-is-the-perfect-symbol-of-multiculturalism-10197345.html]

No Brasil
A influência de São Jorge na cultura portuguesa acompanhou a fundação do Brasil pelos portugueses.
Este santo é extraoficialmente o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro (título oficialmente atribuído a São Sebastião) e da cidade de São Jorge dos Ilhéus, além de ser padroeiro da Cavalaria do Exército Brasileiro.
São Jorge também é venerado em diversos cultos das religiões afro-brasileiras, onde é sincretizado na forma de Ogum. Em Salvador, Bahia, o santo é também sincretizado a Oxóssi.
Todavia, a ligação de São Jorge com a Lua é algo puramente brasileiro, com forte influência da cultura africana, e em nada relacionado com o santo europeu. [Wiki]

Vídeos c/ Caetano Veloso
JORGE DA CAPADÓCIA https://youtu.be/zEcqM7Z4lkQ
LUA DE SÃO JORGE https://youtu.be/NdkzQ5_Sv_8

Nenhum comentário: