28 abril, 2018

O Escritório de Proteção Planetária

A NASA tem um Escritório de Proteção Planetária, o Office of Planetary Protection, (*) cuja  missão é promover a exploração responsável do sistema solar pela implementação e desenvolvimento de esforços que protejam a ciência, os ambientes explorados e a Terra.
Os objetivos da proteção planetária são diversos e incluem:
  • Preservar a nossa capacidade de estudar outros mundos, tal como estejam em seus estados naturais.
  • Evitar a contaminação biológica de ambientes explorados que possam obscurecer a nossa capacidade de encontrar a vida em outro lugar - se ela existir.
  • Garantir que tomemos as precauções prudentes para proteger a biosfera da Terra caso a vida exista em outros lugares.
Para atingir esses objetivos, o Escritório de Proteção Planetária está envolvido em muitos aspectos do desenvolvimento de sua missão que incluem: a assistência na construção de uma nave espacial estéril (ou de carga biológica baixa), o desenvolvimento de planos de voo que protejam os corpos planetários de interesse, o desenvolvimento de planos para proteger a Terra das amostras extraterrestres para aqui trazidas e a formulação e a aplicação de uma política espacial, tal como já se aplica à proteção planetária.

(*) O Gizmodo acha este nome um pouco enganador, considerando que não é muito um escritório: só há uma pessoa em todo o departamento, a Dra. Catharine Conley. E o blog EM acha que, se um dia encontrarmos vida extraterrestre, seria a maior descoberta da história da humanidade, embora a maior parte da ficção científica nos diga que isso provavelmente vai acabar mal. [1] [2]

Nenhum comentário: