01 abril, 2018

Uma redução transitória na gravidade da Terra

Em 01/04/1976, foi divulgado pela BBC que aconteceria uma redução transitória na gravidade da Terra.
Esse fenômeno, que foi chamado de efeito gravitacional jupiteriano-plutoniano, tratava-se de uma pegadinha (hoax) criada pelo astrônomo inglês Patrick Moore para o dia 1º de Abril.
Moore informou seus ouvintes de rádio que o evento astronômico aconteceria às 9:47 daquele dia, devido a uma conjunção de Júpiter e Plutão, e que se esperava tivesse um efeito observável em toda parte.
Quando Plutão passasse por trás de Júpiter, causaria uma poderosa combinação da gravitação dos dois planetas, o que diminuirá a gravidade na Terra. Se os ouvintes saltassem para o ar naquele exato momento sentiriam uma sensação de flutuação.
Logo após as 9:47 daquela manhã, a BBC começou a receber centenas de telefonemas de pessoas que relataram ter observado a diminuição da gravidade. Uma mulher que telefonou até mesmo afirmou que ela e onze amigos estavam sentados e "saíram de suas cadeiras e orbitaram suavemente pela sala".
Curiosamente, em 1980, Moore colaborou com Clyde Tombaugh, o homem que tinha descoberto Plutão em 1930, para publicar um novo livro sobre o planeta anão.
http://pballew.blogspot.com.br/2017/04/onthis-day-in-math-april-1.html#links

Uma aula de matemática sobre números complexos: VÍDEO
- Eu queria ter tido um professor de matemática assim!

Nenhum comentário: