10 abril, 2018

A caixa incorruptível


Título alternativo: O caixa corruptível.
Em 1879, James Jacob Ritty (1837-1918), com a ajuda de seu irmão John, inventou a primeira caixa registradora. Destinada a combater o roubo praticado por seus funcionários no Pony House Restaurant, seu salão em Dayton, Ohio, James teve a ideia de criar a máquina durante uma viagem de navio a vapor para a Europa.
Ao ver um dispositivo que contava os giros da hélice do navio, ele se perguntou se algo como aquilo poderia ser feito para contar as transações em dinheiro feitas em seu salão. Assim que voltou a Dayton, ele começou a trabalhar com seu irmão John, um mecânico qualificado, no desenvolvimento de um projeto a respeito.
Seu modelo inicial de caixa registradora parecia um relógio em que os ponteiros, em vez de indicarem horas e minutos, indicavam dólares e centavos. Atrás do mostrador, dois discos de adição acumulavam os valores registrados. Conhecida como "a caixa incorruptível", sem gaveta de dinheiro, deixava à vista de todos quanto estava sendo a receita do estabelecimento.
No entanto, os irmãos Ritty não conseguiram vender suas caixas registradoras em grandes quantidades - em grande parte porque os possíveis compradores de suas máquinas desconfiaram da eficácia dessa "armadilha para ladrões".

Nenhum comentário: