10 janeiro, 2021

A ponte (en)rolante de Heatherwick

Instalada em agosto de 2004, a Rolling Bridge atravessa uma entrada do Grand Union Canal, em direção à bacia de Paddington, em Londres. A princípio, a ponte rolante parece discreta: uma passarela simples de aço e madeira. Para permitir o acesso de um barco a ser ancorado na entrada do canal, é que ela se curva lentamente até que suas duas extremidades se encontrem, formando uma escultura octogonal que fica em um dos lado do canal. A ponte, de doze metros, é feita de oito segmentos triangulares, que se dobram um para o outro. A unidade principal escondida no subsolo alimenta os aríetes hidráulicos dentro dos parapeitos da ponte, que dobram o corrimão. É isso que permite que a ponte se enrole.
Toda quarta e sexta-feira, ao meio-dia, e aos sábados, às 14h, a equipe da Merchant Square delicia visitantes e pessoas que moram e trabalham em Paddington, demonstrando a Rolling Bridge em ação.



INTERNAUTAS TRAVAM A BATALHA DA PONTE
— A única falha é o objetivo.
— O objetivo é inspiração, escultura, arte com função e design inovador e impressionante. É e sempre será um ponto de discussão fantástico para moradores e turistas. Vê-la funcionando é um deleite absoluto e traz sorrisos aos rostos de pessoas de todas as idades. A arte não precisa ser útil - como essa peça o É, mas isso é apenas um bônus.
— Há barcos por lá, portanto a ponte é apenas para as pessoas chegarem ao outro lado, quando não há barcos passando naquele momento em particular.
— Barcos em 3 polegadas de água? Olhe para os gansos em pé ao fundo.
— Seria mais divertido de usar se a ponte dobrasse sobre uma pequena ilha, onde as pessoas pudessem ficar presas por algumas horas se não saíssem a tempo!

Nenhum comentário: