07 janeiro, 2021

Por que os mosquitos picam algumas pessoas mais do que outras?

Segundo um artigo da Live Science, esses insetos usam seus órgãos sensoriais para detectar suas vítimas a uma distância de até 50 metros. Dessa forma, eles seguem as pegadas invisíveis que são deixadas pelos seres humanos no ambiente.
Especificamente, os mosquitos dependem do dióxido de carbono para encontrar suas vítimas. E são nossos pulmões que expelem esse gás, que, embora acabe diluído no ar, leva algum tempo para se misturar, - vem a ser uma espécie de"migalhas de pão" que os mosquitos seguem.
Isso foi explicado pelo entomologista Joop van Loon , da Universidade de Wageningen, na Holanda:
Os mosquitos começam a se orientar por esses impulsos de dióxido de carbono e voam até mesmo contra o vento enquanto percebem concentrações mais altas do que as contidas no ar ambiente normal.
Mas.
As coisas se tornam pessoais quando os mosquitos estão a um metro de distância de um grupo de alvos possíveis. Nesse caso, os insetos levam em consideração vários fatores, como temperatura corporal, sudorese ou até a cor da roupa .
Van Loon diz que a principal razão pela qual os mosquitos picam certas pessoas mais do que outras, tem a ver com a quantidade de compostos químicos - que mudam de acordo com as variações genéticas e ambientais - os quais são gerados pelas colônias de bactérias que habitam a pele. As bactérias convertem as secreções de nossas glândulas sudoríparas em compostos voláteis ( mais de 300 compostos diferentes) que são transferidos pelo ar para o sistema olfativo dos mosquitos.
De acordo com um estudo publicado em 2011 pela revista PLOS ONE, as pessoas com uma maior diversidade de micróbios na pele têm menos probabilidade de sofrer picadas de mosquito. Os cientistas conseguiram estabelecer que aquelas que carregavam as bactérias Leptotrichia, Delftia, Actinobacteria Gp3 e Staphylococcus eram menos picadas do que outras. Por outro lado, pessoas com as bactérias Pseudomonas e Variovorax na pele atraíam mais esses insetos .

Imagem arrastada de Cadeia Alimentar (2)

Nenhum comentário: