30 janeiro, 2021

Porco chovinista

Chauvinismo (pronuncia-se chovinismo) 
O termo deriva de Nicolas Chauvin, um soldado do exército napoleônico, cuja história verdadeira misturou-se à lenda de uma forma inseparável. Chauvin, lutou em diversas campanhas e ficou severamente mutilado, depois de ser ferido 17 vezes em combate. Por sua bravura, o nome de Chauvin, que foi condecorado pessoalmente por Napoleão, era visto como um símbolo do soldado francês valoroso. No entanto, à medida que várias peças do teatro cômico começaram a ridicularizar o personagem, apresentando-o como ingênuo e fanático, o termo foi adquirindo o valor negativo que tem hoje. Modernamente, o chauvinismo está associado ao sentimento ultranacionalista de certos grupos, que os leva a odiar as minorias e a perseguir estrangeiros. 
O Women`s Lib, movimento de emancipação feminina da década de 70, imortalizou sua crítica aos machistas ao denominá-los de "porcos chovinistas".

Pelas posições ocupadas pelos personagens na charge, bem como a proporção de seus corpos, percebe-se uma crítica feita ironicamente por Millôr para os homens machistas. Vale ressaltar que o título "Millôr e as compensações inúteis" faz referência à gangorra em que se encontram os personagens, já que o termo "compensação" é tomada no sentido de equilibrar; entretanto, o equilíbrio não ocorre na charge, o que explica o uso do termo "inúteis" no título. (Gasparovic, M.M. e Carmo, A.S.A.)

Nenhum comentário: