08 janeiro, 2021

Elvis the Pelvis

"Qualquer um no centro das atenções, tanto quanto Elvis Presley, deve pegar alguns apelidos ao longo do caminho. Ele não é exceção. Desde suas aparições pessoais e na televisão, 'Elvis the Pelvis' ganhou amplo uso por causa das oscilações selvagens que acompanham seu canto e seu violão."
- Elvalee Donaldson, Lakeland Ledger , 1º de agosto de 1956

Neste dia (08/01/1935) chegava ao planeta Terra "Elvis the Pelvis", os quadris mais famosos do mundo.
Nossa investigação começa no verão de 1954, quando Elvis Presley, de 19 anos, começou a se apresentar no palco. Em uma entrevista de 1956 com Paul Wilder para o TV Guide, Presley lembrou quando usou seus movimentos de marca registrada pela primeira vez no palco:
"A primeira aparição depois que comecei a gravar... Eu estava em um show em Memphis, onde comecei a fazer isso. Eu estava no show como um single extra, num grande  auditório ao ar livre - e subi ao palco e fiquei com muito medo. Era a minha primeira grande aparição na frente de uma plateia. E eu finalizei uma música rápida de um dos meus primeiros discos, e todo mundo estava gritando e eu não sabia por que eles estavam gritando. Todo mundo estava gritando e tudo. E, quando eu saí do palco, meu gerente (Bob Neal) me disse que eles estavam gritando porque eu estava mexendo minhas pernas ... E então eu voltei para um bis e fiz um pouco mais. E quanto mais eu fazia, mais selvagens eles ficavam."
É óbvio, então, que desde o início, apesar de suas alegações posteriores de que seu tremor no palco era uma resposta inconsciente ao rock 'n' roll, Elvis propositalmente usou movimentos sensuais no palco para atrair uma resposta emocional de seu público. Nos dois anos seguintes, ele expandiu seu repertório e a intensidade de suas explosões físicas para maximizar o fluxo e refluxo do fervor das multidões.
No entanto, o crédito pela origem desse apelido icônico de Presley ainda permanece incerto.
Uma pesquisa por "Elvis the Pelvis" no newspaper.com, que vasculha milhares de jornais desde o século XIX, encontrou o termo usado pela primeira vez na edição de 12 de abril de 1956 do The Gastonia Gazette, na Carolina do Norte. Na coluna "Along the Avenue", Bill Williams escreveu:
"Você conhece Elvis, não é mesmo? Ele é um geetar com seis cordas quebradas e uma pélvis frouxa. Elvis, the Pelvis, o chamam."
Sempre que perguntado, Presley expressou desagrado por este apelido.

Extraído de: What's in a Nickname?, Elvis History Blog

Nenhum comentário: