26 janeiro, 2021

Bengalas discursivas

Veja bem, o uso frequente de "bengalas discursivas" (filler words, em inglês) como "humm", "né", "entendeu", "quero dizer" e o infame "tipo" pode fazer com que você pareça não profissional, hesitante ou pior, apenas não muito inteligente. No entanto, há uma quantidade não-insignificante de estudos que sugerem que nossos preconceitos em relação a essas palavras não são justificados.
Um desses estudos, veja bem, revelou que pessoas altamente conscientes de si mesmas e educadas têm maior probabilidade de usar essas palavras numa conversa. É também um sinal de que ela leva algum momento para pensar no que está prestes a dizer.
Veja bem, não se pode negar que o uso excessivo dessas expressões pode nos fazer parecer menos articulados. Steven D. Cohen, professor assistente de comunicação da Universidade de Baltimore, veja bem, sugere simplesmente tentar substituir algumas dessas palavras por uma pausa. "Uma simples pausa pode ter um impacto dramático no uso de bengalas discursivas e na forma como as outras pessoas nos percebem", disse ele ao site Quartz.

N. do E. Os grifos são meus.

Nenhum comentário: