15 janeiro, 2021

A escrita logogenética

Entediados, um dia, o autor de ficção científica Damon Knight e sua esposa inventaram a logogenética, "a nova ciência de vender histórias sem realmente escrevê-las".
  • Pegue dois livros e abra cada um em uma página aleatória.
  • Escolha uma palavra do primeiro livro e depois outra do segundo que possa segui-la razoavelmente. Escreva-as.
  • Leia a próxima palavra em cada livro. Escreva-as.
  • Continue dessa maneira, descartando palavras "ruins", conforme fôr necessário, até que você reúna uma história inteira.
Como exemplo, Knight combinou "The World of Null-A", de AE ​​van Vogt, com "The Golden Apples of the Sun", de Ray Bradbury, para produzir "The World of Null-Apples", de A. Ray Van Vogtbury:

Gosseyn se mexeu, mas em torno da porta.
"Engula os comprimidos". No céu, com uma grande chegada desesperada, o perigo florescendo em assobios irreais, Prescott disse calmamente: "Das mulheres que viram isto, helicópteros irão nevar". Os hotéis, as pessoas físicas, cidades que subiram a um poder estranho. Quente, estranhamente, com fáceis rostos rosados, porque a corrida de homens presos soaria misteriosa. "Você se opôs ao ataque, cara!".
Assassinato. Dois supostos Gosseyn de chocolate maltado. Ele sorriu bruscamente, pois o problema mudo, lenta e relutantemente desembaraçante, dizia-lhe sobre a aceitação parcial da cor. Mais uma vez, era uma imagem de uma mente sombria, mais próxima da sanidade, um devaneio branco, inquieto brilhando. (...)

A escrita logogenética raramente faz sentido, mas Knight ressalta que "o ideal é escrever pequenos livros para exibir em exposições de arte ultramoderna".

N. do E.
Participando do "I Concurso de Contos, Poesia, Fotografia e Artes Plásticas", promovido pelo "Movimento Cultural dos Servidores do INAMPS", em Fortaleza-Ce, em 1984, com o texto OS GERÚNDIOS ESTÃO FLORINDO, obtive o 1.º lugar na categoria "Contos". Desconhecia então a tal escrita logocinética.

Nenhum comentário: