30 janeiro, 2021

Uma rede de detecção de terremotos

Os acelerômetros do seu telefone formam um sismômetro aceitável e, com os dados de localização e um número suficiente de usuários, você pode detectar terremotos e alertar os usuários conforme as ondas de choques percorrem a paisagem.
A University of California-Berkeley, com financiamento do estado da Califórnia, construiu um aplicativo chamado "MyShake" - uma rede de detecção de terremotos barata e eficaz nasceu, pelo menos, para as pessoas que instalaram o aplicativo.
E se você não precisasse de instalar o aplicativo? E se a detecção de terremotos simplesmente fosse integrada ao sistema operacional? Essa é a pergunta que o Google quer responder com o anúncio do seu "Android Earthquake Alerts System". O Google vai construir o que chama de "a maior rede de detecção de terremotos do mundo", estendendo a detecção de terremotos para quase todos os telefones Android do Google Play.
Aqui está a essência do anúncio:
Todos os smartphones vêm com minúsculos acelerômetros que podem detectar terremotos. Eles são sensíveis o suficiente para detectar a onda P, que é a primeira onda que sai de um terremoto e é normalmente muito menos prejudicial do que a onda S que vem depois. Se o telefone detectar algo que acredita ser um terremoto, ele enviará um sinal para nosso servidor de detecção de terremotos, juntamente com uma localização aproximada de onde o tremor ocorreu. O servidor então combina informações de vários telefones para descobrir se um terremoto está acontecendo. Basicamente, estamos competindo a velocidade da luz (que é aproximadamente a velocidade com que os sinais de um telefone viajam) contra a velocidade de um terremoto. E para nossa sorte, a velocidade da luz é muito mais rápida!
Essa "corrida" geralmente dura apenas um minuto ou mais de aviso, mas geralmente é o suficiente para se abaixar e se proteger se você ouvir a notificação.


Ars Technica

Nenhum comentário: