25 janeiro, 2021

No fundo da Fossa

Até o momento, apenas cinco pessoas estiveram no fundo da Fossa das Marianas. Em 1960, Jacques Piccard e o tenente Don Walsh alcançaram uma profundidade de 10,92 km no batiscafo Trieste, da Marinha dos Estados Unidos, passando apenas 20 minutos no fundo do mar.
Uma depressão no fundo do mar em forma de crescente com mais de 2.550 km de comprimento e 69 km de largura, a Fossa das Marianas está localizada a leste das Filipinas, a cerca de 200 km das Ilhas Marianas. Seu ponto mais profundo, o Challenger Deep, fica a cerca de 11 km da superfície do oceano.
Cinquenta e dois anos depois, o cineasta James Cameron foi ao mesmo local e desceu 10,91 km em um veículo submersível que ele projetou. "Nós tratamos isso como uma missão espacial, com muita insistência em acompanhar todos os detalhes do projeto", compartilhou o diretor do filme Titanic, em um artigo publicado na National Geographic. "Então, não fiquei surpreso quando funcionou. Mas senti-me um tanto aliviado porque a alternativa não era agradável".
Lá embaixo, é perpetuamente escuro e totalmente gelado, e a pressão exercida pela água é de cerca de 8 toneladas por polegada quadrada.
Em 2019, o empresário e oficial aposentado da Marinha Victor Vescovo mergulhou 10,93 km no fundo da Fossa, estabelecendo um novo recorde.
Infelizmente, as quatro novas espécies de seres vivos que Vescovo descobriu durante esta viagem não foram as únicas coisas coloridas que ele encontrou nas profundezas do oceano - ele afirmou ter visto também embalagens de doces e um saco plástico.
Em 7 de junho de 2020, Vescovo retornou ao local com uma copiloto: Dra. Kathy Sullivan, da National Oceanic and Atmospheric Administration, uma ex-astronauta que agora é a primeira mulher a viajar para o fundo do oceano.

P.S. Doze pessoas já caminharam sobre a Lua. Eram astronautas das alunissagens tripuladas, que ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.

Nenhum comentário: