02 janeiro, 2021

Sistemas sexagesimal e hexadecimal

Sistema sexagesimal
É um sistema de numeração de base 60, criado pela antiga civilização suméria. Uma possível razão para o aparecimento deste sistema de numeração poderá residir no elevado número de divisores de 60 (1, 2, 3, 4, 5, 6, 10, 12, 15, 20, 30 e 60).
Outra hipótese: teria se originado da união de um sistema de contagem de base 5 (que se baseava em contar com os dedos da mão) com um sistema de contagem de base 12 (que usava o método das três falanges). Neste método, contam-se as falanges dos dedos da mão direita, com a utilização do polegar, totalizando doze falanges (três falanges em quatro dedos). E, com os cinco dedos da mão esquerda, contam-se as dúzias, totalizando cinco dúzias, ou seja, 60.
Este sistema é utilizado em medidas de ângulos, coordenadas geográficas e de tempo. Nas medidas usuais de tempo, uma hora é dividida em 60 minutos, e cada minuto em 60 segundos.

Sistema hexadecimal
É um sistema de numeração posicional que representa os números em base 16; portanto, empregando 16 símbolos. Está vinculado à informática, pois os computadores costumam usar o byte ou octeto, que representa 2^8 = 256 valores possíveis, como unidade básica de memória.
Ele é muito utilizado para representar números binários de uma forma mais compacta, por ser mais fácil converter binários para hexadecimal e vice-versa. Dessa forma, esse sistema é bastante utilizado em aplicações de computadores e microprocessadores (programação, impressão e displays).
Devido ao sistema decimal usado para a numeração apenas dispor de dez símbolos, incluem-se seis letras adicionais (A, B, C, D, E, F) para completar o sistema hexadecimal.

Besixdouze (asteroide 46610)
Este asteroide foi descoberto em 15 de Outubro de 1993 por Kin Endate e Kazuro Watanabe.
Seu nome corresponde ao número (46610, em decimal) transposto para o hexadecimal B612. É a designação do asteroide fictício na obra de Saint-Exupéry "O Pequeno Príncipe". WIKI
O risco da queda para o alto
Um fato anedótico é que o acendecor de lampião precisa se segurar continuamente no poste de iluminação porque, em um asteroide que gira rápido e é tão pequeno, a força centrífuga é maior que a força da gravidade, e qualquer objeto ou pessoa em sua superfície seria arremessado ao espaço. Usando o exemplo clássico de Newton, se o acendedor de lampião tirar uma maçã do bolso para comer enquanto faz seu trabalho, se acontecesse de escapar da mão, a maçã cairia para cima.

Nenhum comentário: