16 janeiro, 2021

O Sistema Solar não orbita exatamente o centro do Sol

por Danielle Cassita, CanalTech

É comum pensarmos que os planetas do Sistema Solar orbitam o centro do Sol, mas esse não é um pensamento exatamente correto. Sim, tudo gira ao redor do Sol, mas não exatamente de seu centro, e sim de seu baricentro.
Para esclarecer esta questão, o cientista planetário James O'Donoghue, da agência espacial japonesa JAXA, explica que, na verdade, todos os planetas orbitam o baricentro do Sistema Solar. Isto é, o centro onde a massa é igualmente distribuída - e, no nosso caso, esse ponto não fica no centro do Sol.
O conhecimento do baricentro é importante para os astrônomos, que o utilizam para encontrar exoplanetas escondidos pelo brilho da estrela que orbitam. Assim, é possível calcular que o sistema abrigue outros planetas.
Como Sol tem 99,8% da massa do Sistema Solar, Júpiter fica com quase toda a massa restante (0,2%), que exerce uma leve atração em nossa estrela. "Então, o Sol na verdade orbita Júpiter ligeiramente", diz O'Donoghue.
E isso não acontece apenas com o Sol e o gigante gasoso: no Sistema Solar, os planetas e suas luas têm seus próprios baricentros. E como será que isso fica no caso da Terra e da Lua? O baricentro da Terra fica no próprio planeta, o que faz com que a Lua e a Terra tenham um movimento mais simples.

Poderá também gostar de ver: A dança de Plutão e Caronte

Nenhum comentário: