01 janeiro, 2021

A batuta de regência

A batuta (do italiano battuta, "batida") é um bastão delgado, em geral de madeira leve, plástico, marfim ou fibra de vidro, com que os maestros regem as orquestras, bandas, coros etc. Junto com o fraque, caracteriza o maestro.
Passou a ser adotada originalmente na Europa da Idade Moderna para marcar o ritmo da música e as alterações no andamento musical. Atribui-se sua invenção ao compositor francês Jean-Baptiste Lully (1632-1687), mestre de capela de Luís XIV e autor, entre outras obras, de "God Save the King", o hino nacional do Reino Unido.
Antes disso, os maestros marcavam o tempo batendo no chão um grande bastão (barrete), que podia chegar a 2 metros de comprimento. João Carlos Martins, em seu livro "João de A a Z", relata que Lully, durante um concerto, acertou o pé com o bastão, ferindo-se. A ferida gangrenou e ele acabou morrendo.
O uso atual da batuta foi definido pelo compositor e maestro Carl Maria von Weber, em um concerto realizado em 1817. Weber foi seguido por Mendelssohn, que ajudou a promover a batuta. Mas elas estão longe de ser uma unanimidade. Maestros como Leopold Stokowski, Kurt Masur e Pierre Boulez, entre outros, notabilizaram-se por regerem sem batuta.
Na relação dos que não usam a batuta de regência está também o maestro brasileiro João Carlos Martins.


A batuta na mão do maestro também serviu de inspiração para as cancelas do estacionamento da Casa Nacional de Ópera, em Tallinn, capital da Estônia.
http://blogdopg.blogspot.com/2015/04/na-batuta.html

Nenhum comentário: