04 janeiro, 2021

A campanha contra a tecnologia 5G

Javier Peláez
es.noticias.yahoo.com
Deixe-me começar com uma pequena  história anedótica que se ajusta perfeitamente às circunstâncias atuais. Em 1619, na região francesa da Borgonha, o consumo da batata foi proibido, tornando-a responsável pelos múltiplos casos de hanseníase que, na época, assolavam a região. As inocentes batatas que vieram da América para a Europa, se espalharam por vários países, conseguindo desconcertar grande parte da sociedade. Um tubérculo que parecia uma pedra e que, para muitos, era um alimento diabólico que causava doenças e epidemias. 
Quase uma década atrás, escrevi um pequeno artigo intitulado "New Media, Old Fears". E ainda estou convencido de que a maior causa do medo ridículo é a ignorância. A ignorância é a principal razão para sentir medo, e muitos dos nossos problemas atuais vêm de pessoas que não sabem quase nada, mas têm medo de quase tudo. Atribuir a culpa por epidemias a um elemento novo e pouco conhecido, como a batata, foi repetido dezenas de vezes durante a história da humanidade, e agora parece que é hora de culpar os males do mundo pela tecnologia 5G.
A confusão está chegando a extremos tão surreais que, incentivados pelo boato que relaciona as redes 5G com a epidemia de coronavírus, grupos de vândalos estão queimando torres de telefonia na Bolívia ... sem que aquele país tenha 5G . Coletivos pós-modernos, grupos de pensamento da nova era, associações ambientais pseudocientíficas e até cantores famosos juntaram-se a manifestações e protestos contra uma tecnologia que, muito provavelmente, eles nem se deram ao trabalho de conhecer.
O que é 5G? O nome já dá uma boa pista, quinta geração , e remete a uma nova etapa nas redes de comunicação sem fio. O 1G nos permitiu conversar, com o 2G conseguimos mandar mensagens, o 3G conseguiu trazer a internet para os nossos celulares e o 4G aumentou a velocidade. Todas essas inovações conseguiram conectar e aproximar o mundo em que vivemos, ninguém atualmente levaria a sério alguém que dissesse que a tecnologia 2G, ou 3G ou 4G causam epidemias ... e ainda assim muitos levam as mãos à cabeça com a 5G, sem entender que, na verdade, esta requer antenas com potências menores que 4G.

Nenhum comentário: