16 janeiro, 2021

WIKIPEDIA, 20 anos da utopia realizada


Um dos maiores bens comuns do mundo: a Wikipedia completou 20 anos na sexta-feira (15), sendo uma exceção em uma era de plataformas proprietárias.

Extraído de: Wikipedia, 20 años de la utopía realizada, por Marilín Gonzalo

Dizer que se fosse um livro seria o mais lido é permanecer muito curto. Vinte anos após seu nascimento, a primeira geração de pessoas que cresceu com a Wikipedia quase se esqueceu do grande milagre que ela é.

De tão presente, sua excepcionalidade se tornou invisível para nós. Em uma era em que a tecnologia tem fins comerciais ou, pelo menos, leva nossos dados, a Wikipedia continua sendo um lugar que pertence a todos nós. Em tempos de empresas que buscam curtidas e cliques, nenhum algoritmo da Wikipedia busca prender nossa atenção.

A plataforma que não liga para o tráfego tem uma média mensal que ultrapassa vinte bilhões de page views. Seu criador, Jimmy Wales, é o único fundador de uma grande plataforma que não é bilionário, como uma das damas de honra observou em seu brinde de casamento. Um site escrito por amadores sem uma autoridade principal, que qualquer pessoa pode editar e de livre acesso, e tão confiável quanto a Enciclopédia Britânica.

É um dos maiores exemplos do que se chama de bens comuns e de conhecimento livre, bens aos quais todos temos acesso, mas que não pertencem a ninguém. A moderna Biblioteca de Babel, que muitos viram imaginada por Jorge Luis Borges, conseguiu tornar-se realidade. E completar 20 anos, não sem críticas e dificuldades.

Em meados do Iluminismo, Denis Diderot construiu uma das maiores obras do século XVIII ao criar a sua Enciclopédia, com o intuito de reunir o grande saber da época. Temos feito isso no nosso tempo juntos, usando a internet.

A Wikipedia também é um farol na onda digital. De la Cueva acredita que atualmente o que melhor define a Wikipedia é a riqueza de suas fontes e referências, e não tanto os dados ou conteúdo. “Digo a meus alunos: a primeira coisa que vocês devem fazer é consultar a Wikipedia, não para usar o seu conteúdo, mas para torná-la o ponto de partida para a busca de referências para investigar. E aí, se quiserem, voltar à Wikipedia para enriquecê-la”.

A comunidade é governada por uma série de regras e políticas amplamente explicadas em suas páginas e estabelecidas por consenso. As políticas são baseadas em 5 pilares: definições do que a Wikipedia não é, o ponto de vista neutro, considerações sobre direitos autorais, etiqueta e o slogan para ignorar as regras, se uma delas o impedir de melhorar a Wikipedia .

Nenhum comentário: