11 janeiro, 2021

Anos de Meteoros (1859-60)

Um evento astronômico notável ocorreu no nordeste dos Estados Unidos, na noite de 20 de julho, conhecido como a Grande Procissão de Meteoros de 1860. E com ele surgiu um mistério de poesia, arte e astronomia que só foi resolvido recentemente (em 2010).

Frederic Church
Uma procissão de meteoros ocorre quando um meteoro se quebra ao entrar em nossa atmosfera em um ângulo oblíquo. O resultado pode ser uma exibição espetacular, deixando um rastro brilhante. Ao contrário dos meteoros da manhã, que são mais frequentes e se chocam de frente com a Terra em sua órbita, os meteoros da noite são mais raros e precisam se aproximar da Terra por trás. Por outro lado, eles costumam deixar rastros lentos e imponentes enquanto se movem pelo céu noturno, lutando para acompanhar a Terra.

A Grande Procissão de meteoros de 1860 também se tornou a chave para desbloquear um quebra-cabeça século 19. Em 2010, pesquisadores da Universidade do Texas, San Marcos, vincularam o evento aos escritos de um dos maiores poetas americanos da época.
Walt Whitman descreveu uma "estranha e enorme procissão de meteoros" em um poema intitulado "Year of Meteors (1859-60)", publicado em seu histórico "Leaves of Grass" (Folhas de Relva).
A professora de inglês Marilynn S. Olson e a estudante Ava G. Pope se uniram aos professores de física do estado do Texas Russell Doescher e Donald Olsen para publicar suas descobertas na edição de julho de 2010 da "Sky and Telescope ".
Como observador experiente, Whitman já havia abordado o astronômico em escritos anteriores.
Um momento de sorte veio para os pesquisadores através da descoberta de uma pintura de Frederic Church intitulada "O Meteoro de 1860". Essa pintura e vários artigos de jornal do dia, incluindo uma nota no "Harpers Weekly", que citam uma brilhante procissão de meteoros vista no nordeste dos EUA, de Nova Iorque e Pensilvânia até Wisconsin.

Remembering the Great Meteor Procession of 1860, Universe Today

Nenhum comentário: