01 janeiro, 2021

A máquina de leitura de bolso

O contra-almirante Bradley Fiske era um oficial da Marinha dos Estados Unidos com muitas invenções em seu nome. Em 1922, ele introduziu a Fiske Reading Machine (Máquina de Leitura Fiske) - uma lupa modificada que permitiria a uma pessoa ler livros de bolso com tipos pequenos. Também chamado de "máquina de leitura de bolso", esse pequeno dispositivo tinha pouco mais de 15,2 cm de comprimento e 5,8 cm de largura, e podia conter cartões com mais de 100.000 palavras.
A idéia de Fiske era possibilitar que todas pessoas (inclusive as mais pobres) pudessem ter acesso aos livros. De alguma maneira, foi uma versão inicial do Kindle.
O invento recebeu inicialmente muita atenção, e muitos especialistas chegaram a afirmar que não provocava muita tensão no olho durante o uso. No entanto, o dispositivo não emplacou, pois segurar aquela coisa tão perto dos olhos e por longas horas para ler um romance não era lá muito confortável. E, com os livros de bolso se destacando no mercado, o que aconteceu notadamente nos anos 30 e 40, a Fiske Reading Machine foi então esquecida.

Nenhum comentário: