01 setembro, 2018

O que era realmente um vomitorium?


Um termo mal interpretado
A palavra vomitorium foi frequentemente usada para descrever uma sala, adjacente à sala de jantar onde ocorreria um jantar romano, onde os participantes se aliviariam do estômago cheio e continuariam com a festa. No entanto, nenhuma fonte antiga realmente usa a palavra para este propósito.
A palavra, que se origina de um grupo de palavras latinas referente a vômito, apareceu no século V d.C. nas "Saturnais" de Macrobius, que usou o plural vomitoria para se referir a passagens através das quais os espectadores eram "expulsos" de seus assentos em locais públicos de entretenimento (estádios). Hoje, os arqueólogos usam as palavras vomitorium / vomitoria como termos arquitetônicos, para descrever a passagem ou o corredor de um anfiteatro que liga os bancos a um espaço externo.


Então, como a palavra chegou a ser associada a uma sala usada para o vômito durante uma orgia romana?
Um mal uso da palavra aparece em 1929, no romance de Aldous Huxley, "Antic Hay", embora anteriormente tenham sido feitas referências em jornais e revistas, não sendo claro, no entanto, se o vomitorium era uma passagem ou uma sala. Em 1871, duas referências são feitas ao vomitorium como uma sala adjacente à sala de jantar, uma pelo jornalista francês e político Felix Pyat, descrevendo uma refeição de férias e comparando-a com uma orgia romana, e outra pelo escritor inglês Augustus Hare, em sua publicação "Caminhadas em Roma". Dois artigos no "Los Angeles Times", em 1927 e 1928, referem-se ao vomitorium mais uma vez com o mesmo significado. Então, quando o romance de Huxley foi publicado, o vomitorium já havia sido inscrito na imaginação popular como um quarto usado para vomitar durante um jantar romano para que os participantes pudessem continuar comendo.
Mas de onde foram inspiradas todas essas referências? As histórias de orgias romanas, com os participantes vomitando durante a refeição, são descritas pelo cortesão romano Petronius, em "Satyricon", do século I d.C., mas nenhuma sala específica é designada para o ato. Cassius Dio, em sua "História Romana", e Suetonius, secretário de correspondência do imperador Adriano, em "Vidas dos Doze Césares", também fornecem muitas histórias dos excessos e vômitos imperiais enquanto estes jantavam.
Os excessos de imperadores em relação à alimentação e ao vinho são descritos em detalhes, de Adriano a Claudius e a Vitellius, nos trabalhos acima, mas o objetivo principal das descrições é destacar como não eram adequados a eles como imperadores cultivarem a lassidão moral. A mensagem era bastante clara para os romanos, que sabiam que um imperador romano deveria se dedicar aos deuses, à família e ao Estado, e não aos prazeres alimentares.
Sêneca, o Jovem, foi particularmente feroz em suas críticas a quem gastava sua fortuna em pratos exóticos.
No entanto, o vômito foi bastante difundido entre os romanos, porém como um tratamento médico. Se se tornasse um hábito diário, seria um sinal de luxúria. Além disso, até o período vitoriano, o adjetivo vomitorius, -a, -um foi usado para descrever eméticos.
Portanto, de um anfiteatro que despeja as pessoas ao fim de um espetáculo, como Macrobius usou o termo, a sua associação com o ato de vomitar levou a má interpretação de vomitorium, na imaginação do século 19, como sendo um espaço destinado ao vômito.

What was really a vomitorium?, Archaelogy and Arts

Nenhum comentário: