07 setembro, 2018

O xadrez humano de Marostica

No segundo final de semana de setembro dos anos pares, a cidade de Marostica, na região do Vêneto, na Itália, volta ao período medieval, mais precisamente ao ano de 1454 para reviver o seu famoso xadrez humano.
Naquele ano, dois nobres guerreiros, Vieri e Rinaldo, se apaixonaram pela bela Lionora, filha de Taddeo Parisio, o governador de Marostica.
A disputa pelo coração da filha do homem mais importante da cidade não deveria derramar sequer uma gota de sangue. Assim Parisio decidiu que seria uma disputa de xadrez a definir o futuro da jovem Lionora. O vencedor da batalha se casaria com Lionora, e o perdedor com Oldrada, a irmã mais jovem de Parisio.
O jogo de xadrez aconteceu em um dia de grande festa na cidade de Marostica e mobilizou a população inteira do território. Todos pararam para ver a famosa disputa. As peças tinham vida: rainhas, reis, bispos, torres, cavalos e peões atuaram no enorme tabuleiro de xadrez da praça da cidade.
Esta tradição é repetida desde 1923, quando a cidade resolveu reproduzir o a disputa de 1454. Nos anos pares, uma grande estrutura é montada na Piazza di Marostica e 600 atores e figurantes são chamados para representarem os personagens da época, usando a linguagem da "Sereníssima República de Veneza".


http://italiaperamore.com/famoso-xadrez-humano-marostica/
http://www.marosticascacchi.it/it/index.html#1

Nenhum comentário: