10 setembro, 2018

Da HQ à vida real

Em 14 de setembro de 1964, um cargueiro do Kuwait que transportava uma carga de ovelhas afundou. Para resgatar o navio, o inventor dinamarquês Karl Krøyer propôs usar um tubo para preenchê-lo com bolas flutuantes. Consequentemente, 27 milhões de bolas de plástico foram trazidas de Berlim e bombadas para o compartimento de carga do navio e, em 31 de dezembro, o cargueiro emergiu, economizando quase US $ 2 milhões à companhia de seguros.
Krøyer patenteou sua técnica no Reino Unido e na Alemanha, mas o pedido de patente foi rejeitado na Holanda porque um funcionário local descobriu um número da revista Pato Donald, de 1949, em que Donald e seus sobrinhos fizeram flutuar um iate afundado, preenchendo-o com bolas de pingue-pongue.
As bolas de pingue-pongue são flutuantes, e os patos usaram um tubo para colocá-las no iate. Então, o escritório holandês determinou que a HQ tirava a originalidade da invenção de Krøyer. Era apenas uma revista de histórias em quadrinhos, mas esta tornou a ideia pública 15 anos antes de Krøyer tentar reivindicá-la.


Ninguém confirma se o problema foi exatamente este. Krøyer, seu advogado de patentes e o funcionário holandês já faleceram, a documentação foi destruída há anos e os motivos para a rejeição na Holanda não são claros. Mas ainda é um exemplo vívido para a advocacia da propriedade intelectual.

Prior Art, Futility Closet

Nenhum comentário: