21 setembro, 2018

Teias gigantes de aranhas

A história (é aquela velha que) se repete. A exemplo das aranhas que tecem gigantescas teias em algum lugar do nosso planeta.
Em 2011, na província de Sindh, no Paquistão, árvores inteiras foram envoltas em teias produzidas por milhões de aranhas. Esse fenômeno pode ter sido uma das consequências das enchentes devastadoras que aconteceram em Sindh, no ano anterior. Segundo os cientistas, as aranhas provavelmente se refugiaram nas árvores tentando fugir da subida das águas.
http://blogdopg.blogspot.com/2011/04/arvores-de-aranhas.html
Em 2017, passamos batidos. Mas viram, às margens plácidas de um riacho no Vale de Soreque, uma região próxima de Jerusalém, em Israel, uma floresta cujas árvores encontravam-se envolvidas por "teias de aranhas gigantes", da família Tetragnathidae.
Entre aspas, porque as teias é que são gigantes e não suas tecelãs, como fazem crer as notícias do gênero em diferentes ocasiões.
Agora é uma teia, encontrada à beira-mar na cidade de Aitoliko, na Grécia, que mede cerca de 300 metros de comprimento. Os especialistas explicam que as aranhas Tetragnatha são capazes de construir ninhos enormes para o acasalamento. Segundo eles, a população dessa espécie deve ter aumentado na região por causa do calor - que trouxe muitos mosquitos.
Nada fora do controle. A aranha vive do que tece, como diz Gil.


Interessante
Os cientistas acham que uma pessoa nunca está a mais de três pés de distância de uma aranha - em qualquer momento!

Nenhum comentário: