12 setembro, 2018

A retaliação em bonecos de vodu a supervisões abusivas

A retaliação em um boneco de vodu simbolizando um supervisor abusivo restaura a justiça
29 de março de 2018 [novo estudo]
Maltratado por um supervisor no trabalho? Isso faria você se sentir um pouco melhor se pudesse, digamos, atormentar um boneco de vodu?
A professora Lindie Hanyu Liang (da Lazaridis School of Business and Economics at Wilfrid Laurier University, Canada) e seus colegas investigaram essas coisas. Em troca de um pagamento de 1 dólar, 195 funcionários em tempo integral que moram nos EUA e Canadá participaram de uma experiência, na qual tiveram a oportunidade de retaliar (depois de relembrar um cenário abusivo no local de trabalho) contra um boneco vodu online fornecido pela Dumb.com ("Sua fonte para coisas estúpidas").


Verificou-se que a tortura de bonecos, com alfinetes, alicates e fogo, ajudou (em algum grau) a aliviar os sentimentos negativos associados à recordação de incidentes de supervisão abusivos.
Resumo
Quando um subordinado recebe tratamento abusivo de um supervisor, uma resposta natural é retaliar contra o supervisor. Embora a retaliação seja disfuncional e deva ser desencorajada, examinamos o potencial papel funcional que a retaliação desempenha em termos de aliviar as consequências negativas da supervisão abusiva sobre as percepções da justiça subordinada. Com base na noção de que a retaliação após maus-tratos pode restaurar a justiça para as vítimas, propomos um modelo pelo qual a retaliação após a supervisão abusiva alivia o efeito negativo da supervisão abusiva sobre as percepções da justiça subordinada. Em dois estudos experimentais [estudos 1 e 2], em que manipulamos a supervisão abusiva e a retaliação simbólica subordinada - em particular, prejudicando um boneco de vodu que representa o supervisor abusivo -, encontramos um amplo apoio para nossas previsões.
https://doi.org/10.1016/j.leaqua.2018.01.004

Glicemias e bonecos de vodu

Nenhum comentário: