30 setembro, 2018

Ângela Maria (✩1929 - ✝2018)

"Menina, você tem a voz doce e a cor do sapoti."
(Getúlio Vargas, dirigindo-se a ela) [1]

Morreu ontem (29), por volta das 22 horas, Ângela Maria, uma das grandes vozes do Brasil. Ela es­tava in­ter­nada há mais de um mês no Hos­pital Sancta Mag­giore, por causa de uma grave in­fecção à qual não resistiu.
A in­tér­prete de "Ba­balu", "Vida de bailarina", "Ave Maria no morro", "Gente humilde" e "A lua é dos namorados" tinha ao falecer 89 anos de vida e 70 de sucesso, reconhecimento, carinho e respeito do povo brasileiro. Ângela Maria foi, de fato, uma referência para outras grandes cantoras da MPB como Elis Regina. [2]
Abelim Maria da Cunha (seu verdadeiro nome) nasceu em Macaé, Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1929. Passou a infância nas cidades fluminenses de Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti. Desde menina cantava em coro de igrejas.
Foi operária tecelã, mas sonhava com o rádio, embora a família fosse contra a carreira artística.
Por volta de 1947, começou a frequentar programas de calouros. Naquela época, usava o nome de Ângela Maria, para não ser descoberta pela família. Ainda era inspetora de lâmpadas numa fábrica da General Eletric e, decidindo tentar a carreira de cantora, abandonou a família e foi morar com uma irmã no subúrbio de Bonsucesso.
Em 1951, estreou em disco pela RCA Victor, com "Sou feliz" e "Quando alguém vai embora". No ano de 1954, em concurso popular, tornou-se a "Rainha do Rádio" e, nesse mesmo ano, estreou no cinema, participando do filme "Rua sem sol".
Em 2015, o Instituto Cultural Cravo Albin relacionou-a entre as 12 mulheres mais influentes da MPB. [3]
Ela está sendo ve­lada, desde as 10 horas de hoje, no Ce­mi­tério Con­go­nhas, em São Paulo, e seu sepultamento será às 16 horas.



[1] http://blogdopg.blogspot.com/2014/02/morenice-brasileira.html
[2] https://www.youtube.com/watch?v=LX4fEAShdvw
[3] https://t.co/fpK5jTFhal

Nenhum comentário: