13 setembro, 2018

A marca Teflon

Teflon® é uma marca registrada da empresa Chemours (antiga DuPont) que a utiliza para sua linha de fluoropolímeros, sendo o mais conhecido destes o politetrafluoretileno (PTFE). Foi descoberto em 1938 pelo pesquisador Roy Plunkett e seu assistente Jack Rebock.
É um composto de alto peso molecular constituído totalmente de átomos de carbono e flúor (gravura). O nome Teflon se popularizou a partir da década de 1960, quando passou a ser usado (por suas propriedades antiaderentes) como revestimento de frigideiras e outros utensílios domésticos.
Na medicina, o PTFE é utilizado em enxertos, próteses e outros dispositivos sujeitos à fricção. Além disso, é empregado como revestimento em cateteres porque interfere com a capacidade de agentes infecciosos aderirem a cateteres causando infecções hospitalares.
É a substância artificial mais escorregadia que existe. A resistência que apresenta às forças de van der Waals faz do PTFE a única superfície em que uma lagartixa não pode subir. Em superfícies pintadas com este material, os insetos não conseguem se segurar e tendem a cair. Daí o PTFE ser também usado para impedir que as formigas saiam da formicária.

Teflon é um apelido dado às pessoas nas quais as críticas não "pegam".

Nenhum comentário: