12 setembro, 2018

Calculadores mentais

Johann Martin Zacharias Dase (1824 - 1861) foi um calculador mental alemão.
Ele frequentou escolas em Hamburgo desde muito cedo, mas depois admitiu que sua instrução teve pouca influência sobre ele. Ele costumava passar muito tempo jogando dominó e sugeriu que isso desempenhou um papel significativo no desenvolvimento de suas habilidades de cálculo.
Aos 15 anos, começou a viajar dando demonstrações na Alemanha, Áustria e Inglaterra. Entre seus feitos mais impressionantes, ele multiplicou: 79532853 × 93758479 em 54 segundos; dois números de 20 dígitos em 6 minutos; dois números de 40 dígitos em 40 minutos; e dois números de 100 dígitos em 8 horas e 45 minutos. O famoso matemático Carl Friedrich Gauss comentou que alguém habilidoso em cálculo poderia ter feito o cálculo de 100 dígitos na metade do tempo, mas com lápis e papel.
Essas demonstrações, no entanto, não lhe renderam dinheiro suficiente, então ele tentou encontrar outras formas de renda. Em 1844, ele obteve uma posição no Departamento de Ferrovias de Viena, onde não ficou muito tempo.
Dase tinha pouco conhecimento da teoria matemática. O matemático Julius Petersen tentou ensinar-lhe alguns dos teoremas de Euclides, mas desistiu da tarefa quando percebeu que a compreensão de Dase estava além das suas habilidades.
Gauss, no entanto, ficou muito impressionado com a habilidade de cálculo de Dase, e recomendou que a Academia de Ciências de Hamburgo o contratasse para realizar um trabalho matemático em tempo integral, mas Dase (que era epiléptico desde a infância) morreu logo em seguida.
DASE TAMBÉM SE VIRAVA NOS 30
Ele também tinha um estranho senso de quantidade. Isto é, ele podia apenas "dizer", sem contar, quantas ovelhas estavam em um campo, ou palavras em uma frase, e assim por diante, até cerca de 30.

Outros calculadores mentais famosos:
Ampère
Gauss
Inaudi
Ramanujan
...

Em 2005, um grupo de pesquisadores liderados por Michael W. O'Boyle, um psicólogo americano que trabalhou anteriormente na Austrália e agora na Texas Tech University, usou a ressonância magnética durante a operação mental em prodígios matemáticos. Esses prodígios matemáticos mostraram aumentos no fluxo sanguíneo para as regiões do cérebro responsáveis ​​por operações matemáticas em quantidades superiores às dos aumentos típicos.

A Copa Mundial de Cálculo Mental (Weltmeisterschaften im Kopfrechnen) é uma competição internacional para calculadores mentais realizada a cada dois anos na Alemanha. A Copa de 2018 será realizada de 28 a 30 de setembro no Centro de Ciências Phaeno, em Wolfsburg.

Nenhum comentário: