14 setembro, 2018

Fonteiras abertas nos EUA

Esqueça o muro já, é hora de os EUA terem fronteiras abertas
Por Jeffrey Miron
Este artigo apareceu no USA Today em 31 de julho de 2018.
Os recentes tweets do presidente Donald Trump contra as fronteiras abertas não são uma surpresa. De fato, mesmo os fervorosos defensores da imigração temem que as fronteiras abertas diminuam os salários dos nativos pouco qualificados, desgastem a segurança nacional e sobrecarreguem a rede de proteção social. Trump exacerbou, tuitando que estaria "disposto a fechar o governo " a menos que o Congresso aprove o financiamento para um muro de fronteira com o México.
Trump, no entanto, está exatamente atrasado: a solução para os problemas de imigração dos Estados Unidos é a abertura de fronteiras, como a que ora acontece quando os Estados Unidos não impõem restrições à imigração. Se os EUA adotarem essa política, os benefícios superarão em muito os custos.
A imigração ilegal desaparecerá, por definição. Muitos comentários à imigração - Trump e companheiros de viagem à parte - sugerem que a imigração legal é boa e que a imigração ilegal é ruim. Então, legalize-se toda a imigração.
O governo não terá, portanto, necessidade de definir ou interpretar regras sobre asilo, dificuldades econômicas, reagrupamento familiar, separação familiar, DACA (ação diferenciada para crianças recém-chegadas) e assim por diante. Quando toda a imigração é legal, essas questões são irrelevantes.
A questão da justiça sobre quem entra primeiro - aqueles que esperaram na fila ou aqueles que entraram ilegalmente - desaparece. A anistia para imigrantes ilegais existentes também se torna um não-problema. Ou uma política de fronteiras abertas poderia exigir que qualquer pessoa que entrasse ilegalmente saísse do país - por exatamente cinco minutos - e depois voltasse a entrar legalmente.
As despesas com fiscalização da imigração encolheriam para nada, porque as fronteiras abertas significam: sem muros, cercas, triagem nos aeroportos, ICE (Imigração e Alfândega), deportações, centros de detenção e tribunais de imigração. Um relatório de 2013 estimou que a imigração custava mais de US $ 18 bilhões por ano, e os atuais indicadores sugerem que os custos cresceram mais desde então.
Siga lendo em: Cato Institute.

Nenhum comentário: