20 setembro, 2018

Leonardo na berlinda

[...] Ao longo dos anos, na busca de meus interesses tenho lido um número incrível de livros, artigos e ensaios sobre a história da ciência e/ou da tecnologia, ou de uma ou outra das suas subdivisões, na Idade Média, na Renascença e no Início da Modernidade. Uma porcentagem incrivelmente alta desses escritos tem uma seção, um capítulo ou uma série inteira de capítulos sobre a ciência ou a tecnologia de Leonardo, e isso é muito ruim.
Agora você pode se perguntar por que estou fazendo o que parece ser uma declaração altamente provocativa quando, afinal, é bem sabido que Leonardo escreveu e desenhou uma quantidade incrível de material sobre assuntos científicos e tecnológicos. A resposta é muito, muito simples: Leonardo não teve qualquer importância na história da ciência e/ou da tecnologia porque nenhum de seus volumosos escritos sobre esses temas viu a luz do dia antes do século 19, quando eles não eram nada mais do que uma curiosidade histórica, reconhecidamente uma curiosidade fascinante, mas nada mais que isso.
Por todos os meios, escreva livros eruditos ou populares sobre esse estranhamente visionário e engenhoso pintor toscano, que encheu folha após folha de papel de desenho com suas especulações sobre todos os tipos de tópicos, mas que nunca considerou necessário compartilhar seus pensamentos com o resto do mundo. Por todos os meios, reconstrua suas fantasias em madeira e lona e demonstre ao mundo que sua ideia de um paraquedas ou do que quer que realmente funcione. No entanto, se você vai escrever livros sobre a história da ciência e/ou da tecnologia da Renascença, por favor, não inclua Leonardo porque ele não pertence a elas, já que ele não fez nenhuma contribuição real para essa história.

Extraído de: Pissing on a Holy Cow, The Renaissance Mathematicus

Nenhum comentário: