04 setembro, 2018

O jumento em comento

Animal, também chamado de asno, burro(*), burrico, jegue (do inglês jackass?), jerico, onagro etc. Seu nome científico é Equus africanus asinus.
(*) No Brasil, o termo "burro" pode designar não a espécie Equus africanus asinus, mas o cruzamento entre esta espécie e a Equus ferus caballus (cavalo) quando resulta num animal macho; porém, quando desse cruzamento, resulta num espécime fêmeo é designado como "mula". Wiki

Asinus asinum fricat. Provérbio latino
Um burro coça outro burro. Diz-se de pessoas sem merecimento que se elogiam mutuamente e com exagero.

O asno de ouro (Asinus aureus)
Título dado por Santo Agostinho a "Metamorfoses", de Lúcio Apuleio (século II d.C.), o único romance da literatura latina integralmente preservado. O livro compõe-se de narrativas das aventuras burlescas e fantásticas de um homem que se vê transformado em asno.

Não submeterás um boi e um jumento ao mesmo jugo para arar a terra.
Deuteronômio 22:10
O jugo é uma peça de madeira que une dois animais (geralmente uma parelha de bois) para puxar um arado ou um carroção de madeira. O jugo é usado, desde os tempos bíblicos até hoje, para fazer com que dois animais trabalhem juntos, dividindo o peso a ser carregado e/ou a resistência do arado ao sulcar o solo. Devidamente aparelhados com o jugo, dois bois produzem o dobro da força para a execução de um trabalho, e tarefas antes impossíveis se tornam possíveis para os dois animais.
O espírito da lei bíblica é proteger os animais. Dois animais de tamanho, força, estrutura física e temperamento diferentes, presos ao mesmo jugo, passariam por problemas. O animal mais forte (boi) certamente trabalharia mais do que o animal mais fraco (jumento), o que causaria fadiga e sofrimento no primeiro. Enquanto o jugo, machucando o pescoço do animal de menor tamanho (o jumento), logo o deixaria esfolado. Assim, na labuta feita pela dupla, tanto sofreria o boi quanto o jumento.

Imagem: veio daqui.

O passo do asno corresponde ao tanto de cevada que lhe dás. Provérbio judaico

Asno de Buridan
Asno imaginário que, segundo a filosofia de Buridan (século 14), tendo ao mesmo tempo fome e sede, hesita entre um molho de feno e um balde de água e, incapaz de se decidir, deixa-se morrer.

A cruz nas costas
Trecho de uma entrevista dada pelo Padre Antonio Vieira, o Padre do Jumento, no dia 13 de março de 1987, ao radialista Amorim Filho. AQUI

"Eu vim no lombo dum jumento com pouco conhecimento / Enfrentando chuva e vento e dando uns peido fedorento."
Jumento Celestino, banda Mamonas Assassinas

"Discutir com um eleitor de Boçalnaro é como dar banho num jumento: perde-se a água e o tempo." Anônimo

Nenhum comentário: